Comércio retoma atividade gradual em BH após dois meses parado

Para garantir segurança do público, algumas regras deverão ser seguidas durante a retomada das atividades.

Comércio retoma atividade gradual em BH após dois meses parado
Comércio de BH reabre as portas nesta segunda-feira (25) – Foto: Divulgação/PBH

Nesta segunda-feira (25), o comércio em Belo Horizonte volta a reabrir de forma gradual após pouco mais de dois meses com as atividades paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus. O decreto que adere a medida de retomada foi publicado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) na última sexta-feira (22).

Com objetivo de garantir a segurança e manter os índices de proliferação da doença baixo, as lojas deverão atender horários específicos de funcionamento. Além disso, para que houvesse esta retomada gradual, algumas regras foram estabelecidas aos comerciantes e público geral.

Entre as regras para o funcionamento do comércio, estão: limitação de público dentro dos estabelecimentos a cada 5 metros quadrados; uso de faixas com o distanciamento social; utilização de cartazes informativos sobre o funcionamento e as formas de prevenção da doença. O uso de máscaras continua obrigatório de maneira geral, seja para clientes ou trabalhadores, além do controle de entrada nos estabelecimentos.

Segundo o decreto, empresários necessitam manter registro fotográfico para comprovação do cumprimento das regras, já que a fiscalização pode solicitar verificação da execução das medidas de higienização, evitando exposição dos clientes e funcionários.

Funcionários enquadrados nos grupos de risco devem ser dispensados de cumprir as jornadas nas empresas. Colabores que apresentarem sintomas da Covid-19 devem ser afastados imediatamente por, no mínimo, 14 dias.

Além de tudo isso, aparelhos de ar-condicionado deverão estar desligados. Ambientes compartilhados, como mostruários para experimentação de produtos, café para clientes, bebedouros compartilhados, provadores e toalhas de tecido estão proibidos.

cassino criptomoedas