Comitê Olímpico Brasileiro divulga indicações do “Oscar do esporte”
O Prêmio Brasil Olímpico, realizado desde 1999, é a principal cerimônia de gala para atletas nacionais
O Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, divulgou a lista de indicações ao Prêmio Brasil Olímpico de destaques nacionais do cenário esportivo ao longo do ano de 2024. Na temporada marcada pelas Olimpíadas de Paris, a maioria dos nomes representam as principais conquistas brasileiras no evento.
O Troféu Rei Pelé é entregue ao vencedor ou vencedora da categoria principal, de Atleta do Ano. Na última edição, os vencedores foram Marcus D’Almeida (tiro com arco) e Rebeca Andrade (ginástica artística) nas categorias masculina e feminina, respectivamente. Neste ano, Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Souza (judô) e Ana Sátila (canoagem slalom) concorrem entre as mulheres. Entre os homens, Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Caio Bonfim (atletismo) e Edival Pontes (taekwondo).
Na categoria Atleta da Torcida, é o público quem escolhe seus preferidos. A votação ocorre através do próprio site do Comitê até o dia 11 de dezembro. São seis as indicações: Ana Sátila (Canoagem Slalom), Alison dos Santos (atletismo), Beatriz Souza (judô), Caio Bonfim (atletismo), Darlan Souza (vôlei) e Tatiana Weston-Webb (surfe). Por mais que as Paraolimpíadas existam desde 1996, não existe premiação para a categoria no Prêmio Brasil Olímpico.
O COB realiza o Prêmio Brasil Olímpico anualmente desde 1999, dando destaque aos principais feitos de atletas do Brasil nas mais diversas modalidades olímpicas, das mais populares às mais restritas. A fama da premiação rendeu o apelido de “Oscar” do esporte brasileiro, por representar a principal cerimônia de gala olímpica do país.