Comitê Olímpico vem a Itabira discutir Revezamento da Tocha Olímpica
Itabira está entre as 83 cidades confirmadas no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
As gerentes regionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Ingrid Cano e Lívia Bousquet, estiveram em Itabira nesta semana, para participar de uma reunião sobre o Revezamento da Tocha Olímpica. O encontro, realizado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), contou com a presença de secretários e servidores municipais.
Itabira está entre as 83 cidades confirmadas no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O anúncio foi feito pelo Comitê Organizador dos Jogos no dia 3 de julho deste ano, em Brasília. Uma das novidades é que o município está confirmado para o décimo dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que deve durar entre 90 e 100 dias após a cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade.
Serão em torno de 12 mil condutores da tocha: a chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas. De acordo com Ingrid Cano, o evento envolverá cerca de 300 cidades intermediárias – aquelas que serão percorridas durante o dia para chegar às cidades escolhidas. “Em Itabira teremos o acendimento da pira, que será exclusiva das cidades celebração. A pira ficará acesa por 30 minutos. É um momento emocionante. Teremos aqui uma cerimônia incrível”, disse.
Durante a reunião, foram repassadas orientações para preparar o município para o dia do evento que, possivelmente, deverá ser em maio de 2016. Itabira receberá uma equipe formada por 300 profissionais para auxiliar na atividade. A tocha deverá percorrer um trajeto de 12 quilômetros.
Após a reunião, as gerentes regionais se encontraram com o prefeito Damon de Sena, no gabinete. Na oportunidade, eles discutiram mais detalhes sobre o evento. O prefeito também ressaltou a importância do Revezamento da Tocha Olímpica para Itabira.O evento é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Os governos federal, estaduais e municipais são parceiros na organização, garantindo que os serviços públicos necessários sejam oferecidos.