Conceição do Mato Dentro: Super Brou Espinhaço reúne 1,2 mil atletas

O Super Brou é uma competição disputadas nas modalidades mountain bike e trail run com premiações. A etapa Espinhaço contou com 1.200 atletas

Conceição do Mato Dentro: Super Brou Espinhaço reúne 1,2 mil atletas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 5 e 7 de novembro, Conceição do Mato Dentro recebeu o Super Brou Espinhaço. Esse foi o primeiro evento realizado pela Prefeitura Municipal após a liberação das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 — com aval dos órgãos de saúde. Além da disputa esportiva, a atividade contou com apresentações musicais, praça de alimentação e venda de artesanatos e produtos da terra.

O Super Brou é uma competição disputadas nas modalidades mountain bike e trail run com premiações. A etapa Espinhaço contou com 1.200 atletas. Todos os competidores e turistas realizaram o teste de Covid-19 para participarem do evento. Já os conceicionenses tiveram que apresentar o cartão de vacinação para ingressarem no espaço.

Para alguns participantes do Super Brou, o evento é mais do que uma competição esportiva — também é uma disputa contra os seu próprios limites. “Meu objetivo ao me inscrever no Brou é superar meus próprios limites; não venho para competir com os outros, venho para competir comigo mesma e descobrir minha nova e melhor versão”, relatou Tais Silveira, atleta de mountain bike.

Outros competidores destacam a cumplicidade e apoio entre os atletas, que se ajudam para superar os desafios impostos pelos trajetos. “Muito espírito esportivo! Os atletas se ajudam o tempo todo durante as provas. Galera alto astral demais! É um momento de confraternização do esporte, companheirismo e coletividade”, disse o Arthur Augusto, atleta do trail run.

Impactos

De acordo com a Secretária de Turismo de Conceição do Mato Dentro, Rejane Ottoni Santa Bárbara, o evento apontou dados que mostram que o esporte é um caminho importante que vem sendo construído no cenário turístico da cidade. “Está sendo extremamente gratificante receber o feedback da população! A Prefeitura investe no Brou porque enxerga a contrapartida em várias esferas da sociedade. Estamos buscando trabalhar cada vez mais em parceria com a iniciativa privada, o turismo precisa dessa rede de sustentação para dar certo e a cada passo que conseguimos avançar o resultado aparece”, afirmou.

“Conceição foi pro pódio 21 vezes no train run e 19 no mountain bike. É um orgulho danado termos o esforço de tantos atletas da terra reconhecido, isso serve de exemplo para outros tantos que trilham o mesmo caminho. Na primeira edição, em 2012, foram apenas dois atletas da cidade inscritos; na ultima edição, em 2019, foram 49; e, dessa vez, tivemos a participação de 200 atletas locais. Isso mostra que é uma seara que merece atenção e investimento do setor público e é o que vamos continuar fazendo”, avaliou Rejane Ottoni Santa Bárbara.

Para a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, o impacto do evento está por toda parte: promoção da cidade como destino turístico para o público do ecoturismo e turismo de aventura; e geração de emprego e renda nos comércios, hotéis e pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes, dentre outros.

“Nosso objetivo é continuar investindo no turismo para que ele possa se tornar cada vez mais uma atividade econômica que gere emprego e renda para a cidade. Sobre o Brou, fazia muito tempo que não víamos as pessoas se divertindo, com alegria de viver; foi um momento que estávamos precisando após esse longo período de tristezas e desafios. O esporte é democrático, tem lugar para todo mundo. Foi emocionante ver atletas de todas as idades, de 15 a 70 anos, vivenciando o mesmo campeonato”, disse a vice-prefeita Ivete Ottoni Santa Bárbara de Abreu.

MAIS NOTÍCIAS