Conceição recebe festival de cultura e gastronomia neste fim de semana

Evento integra o calendário do Projeto Fartura – Comidas do Brasil e acontece no Largo do Rosário

Conceição recebe festival de cultura e gastronomia neste fim de semana
Foto: Crédito Lucas Chagas

A cidade de Conceição do Mato Dentro se transforma em um grande espaço de celebração da cultura gastronômica brasileira entre os dias 18 e 20 de janeiro. Será realizada a 2ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro, no Largo do Rosário, com presença de chefs de cozinha de todas as regiões do Brasil, além de aulas, degustações, cozinhas ao vivo, produtos locais e atrações artísticas. O evento é apresentado pelo Projeto Fartura – Comidas do Brasil e a participação é gratuita.

“As expedições de pesquisa gastronômica em todo o Brasil são parte do trabalho da plataforma Fartura. E nessas viagens chegamos a Conceição do Mato Dentro, uma pequena cidade na região central do estado, com grande potencial turístico e tradições gastronômicas interessantes. Beleza natural, ecoturismo, cachoeiras e os pasteis de angu famosos em todo o país contribuíram para apostarmos neste destino para mais um festival”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral do projeto.

Convidados

O público poderá apreciar os sabores de todas regiões brasileiras, além dos destaques locais. Representando o sul do país, Antônio Costaguta, do projeto El Topador (Porto Alegre – RS), leva para o Festival o legítimo churrasco gaúcho. A chef Mari Sciotti, do restaurante Quincho (São Paulo – SP), chega para mostrar o quanto a comida vegetariana pode ser gostosa, enquanto Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém – PA), ressalta as receitas tapajônicas. Além disso, o gostinho do nordeste será transportado pelo chef João Lima (Fortaleza – CE). Diego Brada, do Conca Cozinha Original (Brasília – DF), ressalta texturas e sabores marcantes em sua cozinha.

Relevantes nomes de Minas Gerais também marcam presença. Entre os estabelecimentos que já estão confirmados na programação estão o Bar do Zezé (Belo Horizonte), Pizza Sur (BH), Maria das Tranças (BH), La Palma (BH) e Omilia (Nova Lima).

Festival Artesanal

O já reconhecido “Festival Artesanal” terá participação especial dentro do evento. São várias opções de cervejas de produção artesanal para harmonizar com as receitas dos chefs. As famosas quitandeiras da cidade também integram a programação com os deliciosos pasteis de angu, que são referência em qualidade em todo o Brasil.

O conteúdo continua após o anúncio

Quem aprecia acompanhar o preparo dos pratos de pertinho, vai se admirar com os espaços “Da Origem ao Prato”. Nele, os cozinheiros vão mostrando passo a passo a receita em uma cozinha ao vivo, compartilhando os segredos de temperos e métodos com os presentes.

Capacitação

O Mercado Municipal também é cenário de atrações gastronômicas. O espaço Degustação será realizado no local, onde diversos profissionais da gastronomia vão compartilhar seus ensinamentos ao público e onde é possível degustar receitas diferenciadas.

Para completar, também será realizado um curso de boas práticas gratuito voltado para profissionais da região. É uma oportunidade para cozinheiros, assistentes de cozinha e demais interessados se atualizarem de acordo com as exigências da segurança alimentar e manipulação de alimentos e de o Festival contribuir para o crescimento gastronômico da cidade.

O toque especial para deixar o evento ainda mais gostoso é uma rica programação cultural, escolhida a dedo, que vai oferecer ao público diversas atrações musicais, com entretenimento garantido para toda a família. A proposta é unir ritmos que agradem o público e que harmonizem com a experiência de todos no evento. Rock, choro, forró e muito mais estarão entre os ritmos que agitarão a festa, ao vivo, no coreto do Largo do Rosário.

O Festival de Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro é apresentado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil em uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e conta com patrocínio da Anglo American. Até o fim de 2020, o Festival Fartura passará por Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Belém e atravessa o oceano para desembarcar em Lisboa.

Serviço:

Festival Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro
Datas: 18 a 20 de janeiro
Sábado – 17h às 1h no Largo do Rosário
Domingo – 10 às 22h no Mercado Municipal e no Largo do Rosário
Segunda – 9h às 18h – Mercado Municipal

MAIS NOTÍCIAS