Concurso cultural definirá identidade visual do Museu de Itabira

A iniciativa é uma homenagem aos 50 anos do Museu de Itabira e terá participação dos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNA

Concurso cultural definirá identidade visual do Museu de Itabira
Foto: Dalton Gonçalves/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


Para comemorar os 50 anos do Museu de Itabira, a Prefeitura e a faculdade UNA lançam o concurso “Identidade Visual do Museu Histórico de Itabira”. A iniciativa contará com a participação de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de ensino. O edital com cronograma, regras e formulário para participação pode ser acessado no site do Executivo Municipal.

As inscrições terminam no dia 15 de abril. Os trabalhos, inéditos e originais, sem limitação de uso de recursos gráficos, devem estar acompanhados de texto com a defesa da criação e seus significados. Entre os dias 16 e 21 de abril, a comunidade itabirana poderá escolher as três melhores propostas por meio de votação nas redes sociais da Prefeitura de Itabira e da UNA.

Posteriormente, o júri formado por cinco especialistas nas áreas de publicidade e propaganda, artes visuais, comunicação e arquitetura definirão a marca vencedora: o resultado será divulgado no dia 28 deste mês.

O autor desta marca receberá certificado; terá direito a uma diária (com um acompanhante) em um meio de hospedagem do distrito de Ipoema a ser determinado pela Superintendência de Comércio e Turismo; participará de passeio no Parque Estadual Mata do Limoeiro (o transporte será concedido pela Prefeitura) e cesta de piquenique com as delícias da região. A data será definida após a reabertura dos atrativos, por meio de decreto municipal e/ou estadual, conforme o Plano Minas Consciente.

“Realizaremos diversas ações durante o ano para comemorar a existência dessa instituição que guarda tantas histórias sobre Itabira, inclusive quanto à questão de sua nomenclatura. Uma das ações é criar a identidade do Museu que hoje é mais ampla, não somente Museu do Ferro, e sim Museu Histórico de Itabira. Firmamos parceria com a UNA Itabira por ser a instituição de ensino superior que oferece o curso de Arquitetura e Urbanismo, que possui uma forte conexão com a área do Patrimônio Histórico/Cultural. Nosso objetivo é valorizar o Museu e fortalecer a identidade cultural itabirana”, explicou a superintendente de Comércio e Turismo da Prefeitura de Itabira, Myriam Celme Lage Assis.

* Release enviado pela assessoria de comunicação de Itabira.

MAIS NOTÍCIAS