Confira o balanço das arboviroses na região de Itabira em fevereiro

Minas Gerais iniciou a vacinação contra a dengue neste mês e o primeiro município da região foi Santa Maria de Itabira

Confira o balanço das arboviroses na região de Itabira em fevereiro
Vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan tem eficácia de 79,6%. Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Em fevereiro, os casos de arboviroses aumentaram significativamente em Minas Gerais. O estado começou a receber a vacina contra a dengue neste mês, sendo que o primeiro município da região a iniciar a vacinação foi Santa Maria de Itabira. 

Epidemia na macrorregião Centro

O painel de monitoramento de casos de arboviroses mantido pela Secretaria de Estado de Saúde se Minas Gerais (SES-MG) apontou que, até a sexta-feira (23), os 101 municípios que compõem a macrorregião de saúde Centro, contabilizam 153.497 mil casos prováveis de arboviroses urbanas. Desse total, já foram confirmados 44.942 mil casos, sendo 39.170 mil casos de dengue; 5769 mil, de febre Chikungunya e três, de Zika vírus.

Nos municípios pertencentes à Gerência Regional de Itabira, foram notificados 20.708 mil casos de arboviroses neste ano. Destes, 8.421 mil foram confirmados por meio de exames laboratoriais. São 8.179 mil casos de dengue; 242 casos de febre Chikungunya e nenhum caso de Zika vírus. Cerca de 23 óbitos por dengue ainda estão em investigação.

GRS de Itabira

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, promoveu, no dia 24 de fevereiro, a ação “Minas Unida no Combate ao Mosquito”. A mobilização envolveu a população e profissionais de saúde de 25 municípios, principalmente na sede Itabira.

Maurício Geraldo Marques, diretor regional de saúde, explicou a importância das ações realizadas no município de Itabira: “O Dia D aqui em Itabira, que é a sede da Regional de Saúde, foi fundamental para buscar os focos internos, além de retirar, com a ajuda dos moradores, os inservíveis dos quintais e lotes vagos. Temos que nos unir, fizemos hoje um forte apelo à população, já que cerca dos 82% dos focos estão nas residências”.

Prefeitura de Itabira, GRS Itabira e outras parcerias na ação “Minas Unida no Combate ao Mosquito”. Foto: GRS Itabira

Os municípios das microrregiões de Saúde de Guanhães, João Monlevade e Itabira que aderiram ao movimento Minas Unida no Combate ao Aedes foram: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itabira, João Monlevade, Materlândia, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virginópolis.

De acordo com os planos de ação dos 25 municípios que realizaram a ação, cerca de 27.137 mil imóveis foram vistoriados e pelo menos 288.759 mil pessoas orientadas durante o Dia D. Participaram da estratégia as Secretarias Municipais de Saúde, as Secretarias Municipais de Educação, Polícia Militar de Minas Gerais, Bombeiros Militar de Minas Gerais, COSEMS Regional Itabira, Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e Vale.

Confira detalhes do combate à dengue em alguns dos municípios pertencentes à GRS de Itabira e outros próximos:

Santa Maria de Itabira

A SES apontou que há  940 casos confirmados de dengue em Santa Maria de Itabira, sendo que um óbito está em investigação. São 4 casos confirmados de chikungunya. O elevado número de arboviroses no município levou a prefeitura a intensificar as ações de combate à doença.

Após ter decretado situação de emergência devido à dengue, a prefeitura de Santa Maria de Itabira informou que o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi estendido, passando a ser das 7h às 19h. Além disso, a Defesa Civil passou a atuar nas verificações de lotes ou terrenos.

Santa Maria também tem utilizado um serviço de pulverização por ultra baixo volume (UBV) para minimizar os efeitos da dengue e, no dia 24 de fevereiro, iniciou a vacinação contra a doença. O município recebeu, através da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, um lote com 242 doses da vacina Qdenga, dando início a imunização de crianças de 10 e 11 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A santamariense Marine Soares Meireles, de 10 anos, foi a primeira a receber o imunizante no município. Foto: Prefeitura de Santa Maria de Itabira

João Monlevade

João Monlevade está em estado de emergência pela dengue desde 19 de janeiro. Até o momento, o município registra 2.573 casos de dengue notificados, dos quais 2.270 foram confirmados e 55 aguardam resultado. Já os casos confirmados de chikungunya chegam a 108.

Na tarde de ontem (28), a Secretaria de Saúde confirmou a morte de uma mulher de 37 anos por dengue. Uma possibilidade de morte por dengue foi descartada – tratava-se de um homem de 56 anos, que faleceu no dia 17 de fevereiro. Ainda há dois óbitos em investigação pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o de um homem de 49 anos, ocorrido em 31 de janeiro, e o de uma mulher de 65 anos, em 27 de fevereiro.

Para atender o alto numero de casos, a Policlínica foi disponibilizada aos sábados, entre 8h as 16h, somente para atendimento a pacientes com sintomas de arboviroses. A medida estava prevista para entrar em vigor no dia 27 de janeiro.

Além disso, a prefeitura de João Monlevade realizou no sábado (24), de 7h às 16h, o mutirão de limpeza no bairro Teresópolis. O trabalho foi coordenado pela Vigilância em Saúde (Visa) e contou com a participação das secretarias municipais de Obras, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e do Comitê Operacional de Emergência Geral Municipal (COE Geral JM).

São Gonçalo do Rio Abaixo

São Gonçalo do Rio Abaixo apresenta 7.150 casos confirmados de dengue, segundo a SES. Não há casos de chikungunya. No dia 14 de fevereiro, a prefeitura decretou Situação de Emergência em Saúde Pública em decorrência do aumento de casos de arboviroses, em especial a dengue. Entre outras medidas, o decreto nº 621/2024 autorizou a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de São Gonçalo do Rio Abaixo informaram que, para o Dia D, as equipes realizaram ações de conscientização sobre a dengue na Praça Central, durante a “Feira da Praça”. O mutirão de limpeza foi concentrado nos bairros Santa Efigênia e Santa Catarina, locais onde foram encontrados focos da doença. Também foi instituído um comitê formado por representantes de todas as secretarias municipais.

O município confirmou que até o dia 14 de fevereiro, 476 casos de dengue estão sendo investigados e as ações de mutirão e campanhas de conscientização acontecem desde novembro do ano passado, e bairros como Guanabara, Centro, Vale do Sol, Vargem da Lua e outros já tiveram mutirões de limpeza e aplicação de UBV Costal.

Santa Bárbara

Em Santa Bárbara, a SES confirmou 1.189 casos de dengue. Até o momento, há 1 caso de chikungunya.

As ações para o Dia D, em Santa Bárbara, incluíram blitz de conscientização para alertar cidadãos sobre a importância de verificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Além disso, a prefeitura informou que Agentes de Combate a Endemias (ACE) visitam regularmente as residências, reforçando as orientações sobre os riscos do acúmulo de água.

Além das medidas educativas, a aplicação de inseticida de Ultra baixo Volume (UBV) também é realizada para combater os mosquitos adultos em áreas com casos suspeitos de transmissão local, após avaliação ambiental pelas equipes da zoonose.

Operação Zero Dengue levou agentes a residências de Santa Bárbara para prevenir contra o Aedes aegypti. Foto: Prefeitura de Santa Bárbara

Conceição do Mato Dentro

Em Conceição do Mato Dentro, o boletim divulgado pela prefeitura hoje (29) relatou 782 casos confirmados de dengue. 21 casos confirmados de chikungunya.

Barão de Cocais

O boletim mais atualizado da prefeitura de Barão de Cocais foi divulgado no dia 23 de fevereiro e aponta 756 casos positivos no município. Até o momento, não foram confirmados casos de chikungunya, havendo três em investigação.

O município tem feito aplicação de fumacê para conter as arboviroses:

Nova Era

O último boletim divulgado pela prefeitura de Nova Era é do dia 23 de fevereiro e confirma 555 casos de dengue e 114 de chikungunya. 

Confira os principais sintomas das arboviroses as recomendações do médico responsável pela unidade de saúde localizada no bairro Vila Santa Rosa:

Catas Altas

Em um boletim divulgado hoje (29), a prefeitura de Catas altas informou que há 359 casos confirmados de dengue no município. Não há casos de chikungunya.

A prefeitura também anunciou a aplicação de fumacê, que acontece a partir de hoje (29). Confira o cronograma:

Bom Jesus do Amparo

No pequeno Bom Jesus do Amparo, houveram 28 casos confirmados de dengue. Houve 1 caso de chikungunya confirmado.