Confira o que irá funcionar em Itabira no feriado
Agências bancárias não funcionarão nesta quinta-feira

O feriado de Tiradentes nesta quinta-feira, 21 de abril, irá alterar a rotina dos serviços em Itabira. O comércio estará fechado, e não haverá exceção aos supermercados, por exemplo, informou o Sindicato dos Empregados no Comércio de Itabira e Região. Na sexta-feira (22), o comércio varejista retoma o atendimento normal aos consumidores.
A Prefeitura de Itabira e a Câmara de Vereadores decretaram ponto facultativo na sexta-feira. Portanto, nos próximos dias apenas os serviços públicos considerados essenciais terão expediente no município, como a urgência médica.
A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informou que nesta quinta-feira não haverá coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição. “Pedimos aos cidadãos para não apresentarem o lixo neste dia”, frisou, em comunicado. Na sexta-feira (22) os serviços serão realizados normalmente.
Bancos
As agências bancárias da cidade, tanto estatais (Caixa e Banco do Brasil) como privadas, também permanecerão fechadas no feriado. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) ressaltou que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone.
Na sexta-feira (22), haverá expediente normal nas agências. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês vencidos no dia 21 poderão ser pagos no dia 22 sem acréscimo. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, lembra a Federação.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las – as que têm código de barras – nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Justiça
Os órgãos do Judiciário têm esta quarta-feira como o último dia útil da semana. Por meio de portaria, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deliberou a suspensão do expediente nas comarcas mineiras nos dias 21 e 22 de abril. Dessa forma, em seções como o Fórum Desembargador Drummond, prioridades serão tratadas em regime de plantão.
Cemig
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou em comunicado que, em virtude do feriado de Tiradentes, as agências e postos de atendimento da empresa não funcionarão nesta quinta-feira, dia 21 de abril. O atendimento presencial da companhia volta a funcionar normalmente na sexta-feira, a partir das 8 horas.
“No feriado, os consumidores poderão utilizar os canais digitais de atendimento da empresa. O aplicativo Cemig Atende disponível para smartphones e tablets conta com 16 serviços nos sistemas Android, IOS e Windows. A Agência Virtual, disponível na home do Portal Cemig, também oferece diversos serviços com conforto e segurança”, esclareceu a companhia.