Confira tudo que está em jogo na última rodada do Brasileirão!
Briga pelo título, vaga direta na Libertadores, Sul-Americana… muita coisa será decidida nesta quinta-feira

A noite desta quinta-feira (25) promete! O Campeonato Brasileiro chega à sua 38ª e última rodada com muita coisa a ser definida. A briga mais empolgante, claro, é pelo título, que envolve Internacional e Flamengo. Porém, ainda faltam ser decididos os classificados diretamente à fase de grupos da Libertadores e o último representante brasileiro da Sul-Americana. Todas as partidas serão disputadas hoje, às 21h30.
Briga pelo título
Se existe uma hora perfeita para chegar à liderança do Campeonato Brasileiro, este pode ter sido o caso do Flamengo. O Rubro-negro, atual campeão da disputa, fez campanha irregular, mas sempre esteve entre os primeiros colocados. O melhor ficou mesmo para o final: na última rodada, o time comandado por Rogério Ceni bateu o Internacional, por 2 a 1 e se tornou líder do Brasileirão.
Porém, para assegurar o título sem depender de outros resultados, será necessário vencer o São Paulo no Morumbi. Caso empate, o Flamengo terá de torcer por um tropeço do Internacional, que recebe o 10º colocado Corinthians no Beira Rio. Se o Colorado ganha, os times empatam em número de pontos e vitórias, mas o Inter leva a melhor no saldo de gols. Mas se a missão do Flamengo não é fácil, a do Colorado é menos ainda. Líder do Brasileirão durante várias rodadas, o time de Abel Braga só será campeão caso vença o Timão e o Flamengo tropece.

Vaga direta na Libertadores
Adversário do Flamengo nesta noite, o São Paulo não é apenas o fiel da balança na disputa pelo título. O clube do Morumbi luta para se manter no quarto lugar e se classificar diretamente à fase de grupos da Libertadores. Parece pouco, mas seria um feito importante, visto que a chamada “pré-Libertadores” tem dado trabalho a vários gigantes do continente. O próprio rival do São Paulo, Corinthians, foi eliminado nesta fase em 2011, derrotado pelo Deportes Tolima.
O rival do São Paulo nesta disputa é o Fluminense. Após titubear nas rodadas seguintes à saída de Odair Hellmann, o tricolor carioca recuperou a rota e chega à última rodada no quinto lugar. Seu adversário será o Fortaleza, no Maracanã. O Fluzão terá que vencer o clube nordestino e torcer por, pelo menos, um empate do São Paulo diante do Flamengo para se classificar diretamente à fase de grupos da maior competição de clubes da América do Sul.

Sul-Americana
Esta é, sem dúvidas, a disputa mais acirrada da última rodada. A farra de vagas oferecidas pela Conmebol aos clubes brasileiros tem permitido a times, que há pouco tempo, brigavam contra o rebaixamento, de repente se depararem com a oportunidade de participar da Copa Sul-Americana. E este é exatamente o caso de Sport, Fortaleza e Bahia.
O Fortaleza, por exemplo, nem está totalmente garantido no Brasileirão da próxima temporada, mas já se permite sonhar com a disputa continental. Para que fosse rebaixado, o Leão teria que ser derrotado e o Vasco precisaria vencer o Goiás por, pelo menos, 12 a 0. Um pouco improvável, não?
Atualmente, o dono da última vaga à Sula é o Sport, na 14ª colocação com 42 pontos. O clube pernambucano enfrenta o Athlético-PR, na Arena da Baixada. Atrás dele, vem o Bahia, liderado por um Rodriguinho em grande fase. Para roubar o lugar do Sport, o Bâhea deve vencer o Santos na Fonte Nova e torcer por qualquer tropeço do rival. Um empate contra o Santos também classifica o Tricolor de Aço, desde que o Sport perca em Curitiba.
A missão do Fortaleza é bem mais complicada. Na 16ª posição, o Leão do Pici precisa vencer o Fluminense, no Rio de Janeiro, e rezar por um tropeço de Bahia e Sport. Um desafio ainda pior se pensarmos que o clube cearense é um dos piores visitantes da Série A, com apenas duas vitórias até então.

Briga pela artilharia
Uma espécie de competição mais “individual” também agita a última rodada da Série A. Quatro jogadores estão empatados na artilharia do campeonato com 17 gols: Galhardo, Marinho, Claudinho e Luciano. No entanto, é provável que apenas dois deles ainda estejam no páreo na noite de hoje. Marinho é ausência certa no jogo do Santos contra o Bahia na Fonte Nova, já que foi diagnosticado com Covid-19 nos últimos dias.
Já Thiago Galhardo corre o risco de não ser titular na partida entre Inter e Corinthians. A escalação deste que foi, isoladamente, o artilheiro do Brasileirão durante várias rodadas, está condicionada à presença de Edenilson em campo. Caso o volante, um dos grandes destaques da campanha colorada, não consiga atuar por conta de uma lesão sofrida no último domingo, Galhardo pode ser um dos substitutos.
Apenas Luciano, um dos poucos que se salvaram na derrocada são-paulina, e Claudinho, o craque do RB Bragantino, possuem titularidade garantida nesta quinta-feira. O clube de Bragança Paulista recebe o Grêmio no ato final do Campeonato Brasileiro.
