Confira o balanço da dengue na região de Itabira
Veja a ocorrência de dengue nos municípios próximos a Itabira, segundo dados disponibilizados por algumas prefeituras e a Secretaria de Estado de Saúde
Ao longo do mês de janeiro, os municípios mineiros foram, pouco a pouco, decretando estado de emergência devido à dengue. A quantidade de casos não só de dengue como de Chikungunya no estado levou o governo a decretar emergência em todo o seu território no último dia 27.
Confira abaixo a ocorrência de dengue nos municípios próximos a Itabira, segundo dados disponibilizados por algumas prefeituras e a Secretaria de Estado de Saúde:
Conceição do Mato Dentro
Em Conceição do Mato Dentro, a Secretaria de Estado de Saúde registrou 69 casos por dengue e há 75 casos prováveis até a tarde de hoje (31). No entanto, os dados apresentados pela prefeitura no mesmo dia apontam que o número de casos de dengue chegou a a 108.
Outro gráfico divulgado pela prefeitura informou que as regiões mais afetadas no município foram Matozinhos, Córrego Pereira, Bandeirinha e Vila São Francisco.
João Monlevade
O município de João Monlevade está em estado de emergência pela dengue desde 19 de janeiro. Até o momento, a SES já confirmou 151 casos e 164 ainda estão sendo avaliados.
O decreto de emergência também prevê que, se agentes de saúde encontrarem dificuldades para entrar nas residências por abandono ou ausência de moradores, a autoridade sanitária lavrará um auto de infração a responsáveis.
Outra medida especial foi a disponibilização da Policlínica aos sábados, entre 8h as 16h, somente para atendimento de pacientes com sintomas de arboviroses como dengue, Chikungunya e Zika. A medida entrou em vigor no último sábado (27).
Santa Bárbara
Em Santa Bárbara, o SES registrou 389 confirmados e 444 casos prováveis.
Para combater o mosquito, a prefeitura de Santa Bárbara tem utilizado a nebulização por fumacê. Hoje (31), os bairros que receberam o inseticida foram Santa Terezinha, Manga Nova, Tenente Carlos e a área comercial do Centro.
Amanhã (1), a prefeitura realiza a aplicação de fumacê nos bairros Ana Margarida, Modelo, e Residencial Santo Antônio. A prefeitura de Santa Bárbara frisou em comunicado que o inseticida elimina mosquitos adultos e não substitui a necessidade de eliminar os criadouros.
Santa Maria de Itabira
O município de Santa Maria de Itabira também utilizou o inseticida fumacê para minimizar os efeitos da dengue. O produto foi aplicado nos dias 27 e 28 de 6h às 9h e de 17h às 21h em algumas ruas da cidade.
A SES apontou que há 295 casos confirmados de dengue em Santa Maria de Itabira. 139 ainda estão em investigação.
Barão de Cocais
Um boletim epidemiológico disponibilizado pela Prefeitura de Barão de Cocais informou que há 434 casos positivos e 505 ainda estão sob investigação.
Já os dados disponibilizados pela SES apontaram 82 confirmados e 736 prováveis no município até a tarde de hoje (31).
Nova Era
Um boletim divulgado pela prefeitura de Nova Era ontem (30) informou que o município teve 140 casos confirmados de dengue. Já a SES apontou um número menor: 129.
Em relação aos casos sob investigação, a prefeitura apontou 17, enquanto a SES registrou 115.
Catas Altas
Até o momento, a SES informou 204 casos confirmados de dengue em Catas Altas. 44 ainda estão sob investigação.
São Gonçalo do Rio Abaixo
São Gonçalo do Rio Abaixo apresenta 138 casos confirmados de dengue, segundo a SES. Os casos em investigação contabilizam 133.
Bom Jesus do Amparo
No pequeno Bom Jesus do Amparo, houveram 14 casos confirmados de dengue e 4 ainda estão sendo avaliados, segundo o SES.