Consultora de moda residente em Itabira te explica como uma boa imagem pode te ajudar na vida pessoal e profissional

A consultora de moda e imagem pessoal, Jani Valença, foi a convidada do “Especial DeFato”

Consultora de moda residente em Itabira te explica como uma boa imagem pode te ajudar na vida pessoal e profissional
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
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Você já parou pra pensar no impacto que a sua imagem tem ao seu redor? Já refletiu sobre como uma boa imagem te auxilia na vida profissional? Sabia que os primeiros segundos de um encontro são imprescindíveis para a formação de um conceito sobre algo ou alguém? De acordo com estudos, por exemplo, o cérebro leva de três a cinco segundos para gerar tal opinião, sendo crucial para passar uma boa mensagem às pessoas. 

No “Especial DeFato”, a consultora de moda e imagem pessoal Jani Valença, que reside em Itabira e atua em outros estados do país, irá explicar como a sua imagem pode te ajudar a causar impacto positivo. Jani é designer de moda por formação e especialista em consultoria de imagem pessoal, visagismo e morfopsicologia. 

Na entrevista ela falou sobre a importância da consultoria para as pessoas – tanto no cotidiano como no âmbito profissional -, deu dicas, recomendou práticas sobre como montar um guarda-roupa útil e o principal: ressaltou sobre o respeito à individualidade do estilo de cada pessoa. Confira o bate papo.

  • Nosso estilo conta nossa história, nossos gostos e a forma como nos apresentamos ao mundo. Isso diz muito sobre a gente. Gostaria que você falasse um pouco sobre a importância da consultoria de imagem para as pessoas. 

“O pós pandemia trouxe muito essa questão da imagem à tona, eu falo que a época de pandemia foi a época que eu mais trabalhei, pra você ter noção. Porque todo mundo precisava ir pro online, e pra gente ser visto no online, a gente precisa estar razoavelmente arrumado. Acho que as pessoas começaram a perceber a importância que a nossa imagem tem e eu falo que o nosso sucesso profissional hoje depende muito da nossa imagem. A gente não é só imagem, a gente não é vitrine, é claro. Mas a gente precisa. Então qual é o grande segredo quando a gente fala de consultoria estratégica?

É você alinhar o seu conteúdo, o seu profissionalismo à tua imagem, porque só de imagem a gente não sobrevive. Não adianta você ter uma imagem linda na rede social, uma foto muito boa, profissional, e quando o cliente chegar pra você ali no cara a cara, você não tem conteúdo. Então esse encantamento só da imagem ele vai acabar. Eu sempre falo: o teu cliente percebe teu valor?”

“Se você só for muito boa naquilo que você faz, mas o seu cliente não perceber isso, você está perdendo dinheiro. O meu trabalho é ligar essas duas coisas: pegar o teu profissionalismo e alinhar a imagem de acordo com o que você é profissionalmente”

  • As pessoas têm a percepção de que a análise/consultoria de imagem é algo muito caro, só para “gente famosa”, de determinados nichos. É isso mesmo?

“Eu falo que isso é um mito que convivo há 9 anos. A consultoria de imagem é uma profissão relativamente nova, que chegou no Brasil nos anos 90, mas existe mais ou menos desde o final dos anos 60 para 70. Quando as pessoas imaginam, “ah, uma consultoria de imagem é só para famoso, artista, influencer, quem tem muito dinheiro”, mas não é. Se você se planejar, você consegue fazer. Primeiro, você não precisa fazer as vezes a consultoria toda, você pode fazer uma análise de coloração, que te ajuda a entender suas cores e isso te faz conectar muito rápido com o teu público, além de te fazer você começar a comprar de maneira mais estratégica e assertiva,

Não é caro como as pessoas imaginam que seja. Às vezes é mais barato investir em uma consultoria de imagem, do que entrar em uma loja e comprar roupa. Se você parar para pensar no quanto gasta por ano com roupa, calçado, acessório, sapato, bolsa, às vezes é muito mais caro do que se você investe em uma consultoria de imagem, que é uma coisa que vai resolver para o resto da vida”.

“Você vai começar a ter uma imagem mais assertiva, se conectar com um público diferente, ou se conectar melhor com o teu público, porque a sua imagem melhorou. Você não investe no marketing? Você não investe as vezes em uma fotografia boa? Invista na sua imagem”

  • Isso serve apenas para o universo corporativo ou também tem aplicação para o dia a dia?

“É para a vida. É uma imagem estratégica, não tem como hoje você dividir o seu pessoal do seu profissional, principalmente quem trabalha com rede social. É uma continuidade, não existe um personagem da sua empresa e na vida pessoal. Acho que é uma continuidade, isso agrega em todos os sentidos, por isso que eu falo que a consultoria é para a vida. Você vai mexer com o seu profissional e automaticamente vai mexer com o seu pessoal”.

  • Gostaria que você desse algumas dicas do que as pessoas podem fazer para melhorar a sua imagem com o que elas já têm à disposição – e também, que você desse dicas para o futuro, para as próximas compras. 

“Um guarda-roupa bom é aquele guarda-roupa que você consegue usar o que você tem. Às vezes a pessoa não sabe porque ela está comprando aquilo, ela vai comprar porque está na promoção. Eu falo que ela compra por reco-reco, reconhecimento e recompensa. Você ganhou um aumento ali na empresa, você foi promovido ou outra coisa, e falou “Eu mereço comprar essa blusinha”. Às vezes o que você precisa naquele momento não é uma blusa, você precisa de uma calça.

Faça sua lista de prioridades, olhe o seu guarda-roupa hoje. Liste do mais importante para o menos importante, e aí quando você tiver a oportunidade de comprar, você vai comprar o que é mais necessário. Outra coisa: para o guarda-roupa funcionar, a gente precisa ter mais parte de cima do que a parte de baixo.

Em um guarda-roupa dos sonhos a gente precisa ter 5 blusas para uma calça. Em um guarda-roupa normal, 3 partes de cima para uma parte de baixo. Ou seja, a gente precisa ter mais blusas do que calça.Vai comprar uma blusa nova? Para e pensa: “essa peça combina com o que eu já tenho no meu guarda-roupa?”. Se você mentalmente não conseguir montar pelo menos ali os 3 looks, não compensa você gastar o seu rico e suado dinheiro com essa peça.

Coloque a criatividade para jogo, tente separar o seu look de amanhã, hoje. Sempre tire assim uns 10 minutos antes de dormir e pense: “o que que eu vou fazer amanhã? qual é a minha agenda de amanhã? para onde eu vou” e e já separa o seu look pensando nas suas atividades. Você vai conseguir pensar num look mais elaborado, você vai conseguir pensar em acessórios, você vai conseguir pensar numa composição mais interessante

“Qual a história que eu quero contar hoje? A gente comunica o tempo inteiro, esse “julgamento” é feito em milésimos de segundos e todo mundo faz, isso é involuntário. Nós somos seres extremamente visuais”

  • Como que os acessórios podem ajudar a compor uma boa imagem sem que ela fique sobrecarregada? 

“O acessório é a cereja do bolo, a cereja do look. Às vezes você tá muito arrumada, mas te falta alguma coisa. O acessório além de mudar instantaneamente o look, ele individualiza. Tem gente que gosta de acessórios menores, mais delicados. Respeite a sua personalidade, comece a se fazer a pergunta: “qual tipo de acessórios eu gosto?”

Maiores, menores, assimétricos,  muitos anéis, poucos anéis, mais delicados, menos delicados… Respeite o seu estilo de personalidade, mas o acessório na imagem é fundamental”.

  • Sobreposições também são muito importantes para a imagem, tem alguma dica a respeito disso?

‘Acho que depois dos acessórios, a sobreposição, eu acho que é o que, de novo, traz individualidade, traz modernidade, traz singularidade para o look – e não só de terceira peça, mas sobreposições como: camisa, suéter, segunda pele, blazer, jaqueta, cardigan, enfim. Quando você coloca um blazer, por exemplo, você anda diferente, você pisa diferente, a sua postura corporal muda na hora. É como se a gente colocasse a nossa “capa de super herói”, é como se o que estou sobrepondo fosse uma armadura, fosse um escudo.

Mas é o que digo: use aquilo que realmente você gosta. A terceira peça, as sobreposições, enriquecem muito o look. A pessoa pode estar usando a mesma peça que a minha, o mesmo macacão, mas se eu coloquei uma sobreposição, se eu coloquei uma camisa, uma segunda pele, eu já transformei completamente esse look. E aí você vem e faz aquele complemento com acessório. Pronto, acabou, meu amor, você é uma pessoa única no mundo”, brinca Jani. 

  • Ao longo de todo ano vão acontecendo muitos eventos, inclusive eventos de gala, como o Top of Mind da DeFato. Quais dicas você dá, principalmente para as mulheres que irão neste e em outros eventos do tipo? 

“Primeiramente, é se arrumar mesmo. É uma noite diferente, de um glamour especial. Mas eu, por exemplo, aproveito muito a festa, vou para curtir, pra dançar. E para mulheres como eu, sugiro que vão com o cabelo preso. Mas por quê? Como eu falei, às vezes você vai dançar e aí você vai fazer foto: o cabelo já está destruído. Prenda o cabelo, faça um penteado bonito, elaborado, porque você vai ficar linda a noite toda, tá? Para quem não gosta, ok, pega o seu cabelo solto e está tudo bem. Mas fazer um cabelo, uma boa maquiagem… é algo que gosto.

Também sou muito a favor das peças em alfaiataria, dos tecidos em alfaiataria, dos vestidos em alfaiataria, que eu acho que é uma grande tendência. Os vestidos bordados, obviamente, eles têm o glamour deles, continuam com tudo, mas, às vezes, para quem não gosta, aposte em um bom tecido de alfaiataria, os “tomara que caia”, as peças com laços grandes, as flores tridimensionais que estão super em alta.

As cores vermelho cereja, azul e preto. Uma dica importante, sempre dê preferência por cores mais escuras em eventos noturnos. Também pode ser um rosa, um fúcsia, verde mais escuro, berinjela, um vinho. 

Capriche nos acessórios, no brilho, escolha um bom sapato confortável, um bom vestido, aquele vestido que realmente represente, que caia como uma luva, que seja ajustado, que esteja com a bainha certa: nem sobrando bainha, nem faltando bainha. O vestido tem que estar, pelo menos, uns dois centímetros acima do chão”.

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

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