Coronavírus: Ipatinga registra 78 mortes; taxa de letalidade pela doença é de 1,6%
Município tem 4.770 casos confirmados de Covid-19, dos quais 3.960 estão recuperados
A Prefeitura de Ipatinga, no Vale do Aço, confirmou nesta terça-feira (21) a 78ª morte em decorrência de complicações por coronavírus. No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município vive um platô na curva de mortes em função da Covid-19. O termo é utilizado pelas autoridades da área quando há uma estabilização da evolução dos índices. A taxa de letalidade pela doença na cidade, atualmente é de 1,6%, abaixo da média nacional, que atinge o patamar de 4%.
O município tem 4.770 casos confirmados de Covid-19, dos quais 3.960 estão recuperados. Quase cinco mil pessoas testaram negativo para o novo coronavírus; 3.190 através do teste RT-PCR (por secreção orofaríngea) e 1.452 por testes rápidos. Outros 6.547 casos são considerados suspeitos; 4.684 já cumpriram o isolamento domiciliar, outros 1.863 estão em monitoramento. Clique aqui para conferir o boletim completo.
Curados
Ipatinga registrou na última semana, entre os dias 12 e 18 de julho, o maior índice de pacientes curados desde o início da pandemia. Dos 4.645 pacientes confirmados com coronavírus no município, desde o início da pandemia, Ipatinga chegou até o dia 20 de julho à marca de 3.856 curados. O número representa a recuperação de nada menos que 83% dos infectados.
“A média de curados na cidade é bastante superior aos números nacionais. Nesta terça-feira (21), o Ministério da Saúde registrou o total de 1.409.212 pessoas curadas do coronavírus em todo o país, o que representa quase 67% dos infectados confirmados positivos”, ponderou o Executivo.
Leitos hospitalares
Os hospitais do município atingiram taxa de ocupação de 91% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O dado diz respeito ao Hospital Municipal Eliane Martins e Hospital Márcio Cunha. Dos 80 leitos disponíveis nas duas instituições de saúde, 73 estavam ocupados até às 12h desta terça-feira (21).
Ipatinga, por ser cidade-pólo, atende outras 13 cidades que fazem parte da sua microrregião de saúde, e tem atendido também outras microrregiões como as de Coronel Fabriciano e Timóteo.




