Corte súbito de energia provoca prejuízos em Itabira
O rompimento da transmissão de energia elétrica da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerias) pode deixar prejuízos aos usuários e comerciantes de Itabira. Até o fechamento desta edição, a reportagem tomou ciência de somente dois acionamentos da Policia Militar para registro de boletim de ocorrência de prejuízos causados pelo rompimento da fiação, situada às […]

O rompimento da transmissão de energia elétrica da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerias) pode deixar prejuízos aos usuários e comerciantes de Itabira.
Até o fechamento desta edição, a reportagem tomou ciência de somente dois acionamentos da Policia Militar para registro de boletim de ocorrência de prejuízos causados pelo rompimento da fiação, situada às margens da rodovia MGC-120, que liga o bairro Pedreira do Instituto à Centralizada Vale e bairro Campestre.
O primeiro acionamento da PM foi feito pelo técnico em manutenção de rede, Wanderley Sávio Couto, funcionário da CEMIG. Ele afirma que solicitou o registro de boletim para resguardar a estatal de danos que possam ocorrer posteriormente aos usuários.
Segundo ele, funcionários da mineradora realizavam a poda de algumas árvores (eucalipto) em área operacional, e uma delas tombou em cima da rede de energia da Cemig, “de ambos os lados da rodovia”, provocando o rompimento da fiação e o corte de energia em 40% da cidade.
A reportagem verificou também que foram cerca de oito bairros prejudicados, são eles: Areão, Juca Batista, Bela Vista, Nova Vista, Campestre, Eldorado Pará e Centro (em especial Avenida João Pinheiro).
O segundo boletim de ocorrência, foi registrado por uma comerciante do Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal), na Avenida João Pinheiro. Ela relatou aos militares que devido à falta de energia elétrica em sua peixaria situada aos fundos da Cobal, vários peixes ficaram fora da temperatura de refrigeração ocasionando o degelo e assim a perda de aproximadamente uma tonelada de pescado.
A reportagem entrou em contato com a assessória de imprensa da Vale, através do assessor Marcone Andrade que enviou uma nota.
Nota da Vale sobre a Interrupção no fornecimento de energia em parte de Itabira
Sobre o incidente que provocou a interrupção no fornecimento de energia em parte de Itabira, a Vale esclarece:
1 – O incidente ocorreu durante a remoção programada de eucaliptos nas áreas da empresa.
2 – A substituição destas árvores é necessária para garantir a segurança das comunidades e dos empregados, no entorno das áreas da Vale, especialmente durante o período de chuvas.
3 – Imediatamente após o ocorrido, a Vale providenciou o reparo juntamente com a empresa de energia elétrica.
4 – A energia foi restabelecida cerca de duas horas depois.
5 – A Vale lamenta o ocorrido e informa que realiza o monitoramento de todas as suas áreas florestais e está apurando as causas do incidente a fim de evitar que ocorrências deste tipo voltem a acontecer.