Site icon DeFato Online

Cosméticos, cosmecêuticos e nutricosméticos

A história dos cosméticos evoluiu junto com a humanidade. Desde a pré-história, aconteciam práticas de adorno e camuflagem da pele. Cleópatra, hábil política e estrategista, tinha uma tradição milenar de fabricação de cosméticos para ajudá-la. Assim, fica mais fácil entender como ela conseguiu conquistar dois dos mais importantes generais romanos, Júlio César e Marco Antônio, mudando a história do mundo.

O uso de tecnologias avançadas e o aumento do conhecimento científico têm permitido a introdução de produtos cada vez mais eficientes. Novos conceitos também surgiram, como os cosmecêuticos e os nutricosméticos.

Os cosméticos atuam apenas na primeira camada da pele sem mudar sua estrutura. São utilizados na higienização e embelezamento. Maquiagens, shampoos, condicionadores, esmaltes, perfumes, sabonetes e desodorantes são exemplos dessa categoria de produtos.

Os cosmecêuticos são a união entre cosméticos e produtos farmacêuticos,. Possuem ingredientes bioativos que agem na camada mais profunda da pele. Eles apresentam propriedades terapêuticas para doenças e correção de problemas estéticos, tendo sua eficácia medida e aprovada por diversos estudos. Cosmecêuticos devem ser prescritos em formulações específicas e individuais. Têm função preventiva, tratam danos na pele causados por raios solares, repõe elementos perdidos com o envelhecimento, melhoram a camada lipídica, clareiam manchas, reduzem rugas, previnem o envelhecimento precoce, combatem flacidez, acne, celulite.

Já os nutricosméticos, são usados por via oral, uma tendência que está mudando a concepção de cuidado com a pele. A ideia é melhorar a aparência física através da ingestão de suplementos, seguindo o conceito de “beleza de dentro para fora”. Os nutricosméticos combatem os radicais livres, aumentam a síntese das fibras de colágeno e elastina e atuam nas rugas, celulite, acne, proteção solar, nos cabelos e nas unhas, melhorando a saúde e bem-estar. São as chamadas “pílulas da beleza” e podem ser apresentadas em cápsulas, sucos, balas de goma, chocolates e outras apresentações Para obter os resultados desejados é essencial que seu uso seja devidamente recomendado, manipulado corretamente e esteja associado a uma alimentação saudável.

Converse com o profissional da saúde especializado para cada caso (médico, farmacêutico e nutricionista). Assim, você receberá a prescrição correta dos produtos apresentados, com as devidas formulações e quantidades adequadas para o seu organismo.

 

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version