Crianças de Barão de Cocais participam de oficina sobre alimentação saudável

Projeto leva educação para crianças e qualificação profissional para adultos em Barão de Cocais e região

Crianças de Barão de Cocais participam de oficina sobre alimentação saudável
Foto: divulgação

Brincar e aprender cozinhando. Este foi o clima da oficina de gastronomia voltada para crianças de Barão de Cocais, na última semana. Guiados pela chef Euzi Nascimento, os participantes – crianças de 5 a 15 anos – tiveram a oportunidade de aprender sobre saúde, alimentação saudável, higiene de alimentos e segurança no ambiente da cozinha.

Tudo isso enquanto trabalhavam receitas adequadas para o público infantil como vitaminas, pão de queijo, pizzas, saladas de fruta, sobremesas, entre outros.

A oficina é uma atividade extra para crianças, vinda do programa de Qualificação Profissional oferecido pela Vale em parceria com o Instituto Yara Tupynambá aos moradores das comunidades de Socorro, Piteira, Tabuleiro e, Vila do Gongo, que fazem parte da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Sul Superior.

O programa, integra as iniciativas do Plano de Reparação da Vale para essas comunidades, inclui ainda capacitações nas áreas de estética, jardinagem, inglês básico, totalizando 40 cursos que também foram ampliados para comunidades de André do Mato Dentro, Cruz dos Peixotos, Brumal e Barra Feliz.

Capacitação e preparação para o mercado de trabalho

A gastronomia também é o foco do Programa Cozinha Escola, que capacita e amplia as oportunidades para a geração de renda para os moradores de Barão de Cocais, além de valorizar os produtos gastronômicos tradicionais da região.

A iniciativa, também realizada pela Vale em parceria com o Instituto Yara Tupynambá dentro do Plano de Compensação e Desenvolvimento, prevê a implantação do Centro de Qualificação Profissional em Práticas Gastronômicas de Barão de Cocais – Cozinha Escola no segundo semestre deste ano.

Até o final do ano, serão oferecidos 30 cursos de capacitação com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, inclusive crianças, totalizando mais de 600 vagas oferecidas.

A frente de qualificação profissional do Plano de Compensação da Vale inclui, ainda, o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho, que oferece, em parceria com o Senai, 60 cursos como o de Desenvolvimento de Jogos e App, Mecânico de Bicicletas, Planejamento Orçamentário, Técnicas de Negociação e Técnico em Meio Ambiente, entre outros. O objetivo é contribuir para a diversificação econômica na região, oferecendo alternativas de geração de renda para a população.

*Com informações da Assessoria Vale