Entre os dias 28 de outubro a 7 de novembro, as comunidades de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba (MG) receberão 8 novos espaços literários, cada um composto por uma estante com 300 livros de literatura infantil e juvenil. A primeira cidade a receber a iniciativa na região, foi Itabira, onde o evento de lançamento ocorreu ontem (28), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade.
Nesta terça-feira (29), a entrega ocorreu no Conselho Municipal do Bem Estar do Menor de Itabira (COMBEM). Amanhã (30), a entrega acontece às 15h, na Escola Municipal Ester Pereira Guerra, enquanto na quinta-feira (31), as doações serão feitas na CMEI do bairro Barreiro.
Para atrair o interesse dos pequenos leitores da comunidade, o evento contou com uma grande celebração e com contação de histórias. Entre as obras da estante, estão autores consagrados, clássicos da literatura mundial e produções contemporâneas. No acervo, materiais adaptados para pessoas com deficiência (PCDs) para facilitar a partilha de saber. Os espaços literários contam ainda com ambientação adequada, brinquedos/jogos pedagógicos e tablets.
A novidade faz parte do projeto Partilhando Letras, que incentiva o prazer pela leitura em Minas Gerais e que percorrerá sete cidades entre outubro e novembro. O Projeto Partilhando Letras é uma iniciativa das empresas In Haus e Top Service, do Grupo GPS, que visa democratizar o acesso à leitura por meio da instalação e manutenção de espaços de leitura em ambientes públicos, que enfrentam dificuldades no acesso a recursos culturais, além de contribuir com a economia local
Partilhando Letras São Gonçalo do Rio Abaixo:
05/11 às 10h – APAE SGRA
Endereço: Rua Januária, 933 – Guanabara – São Gonçalo do Rio Abaixo / MG
Rio Piracicaba:
06/11 às 15h – E. Est. Antonino Ferreira Mendes
Av.Oliveiros Martins De Souza, 203 – Conceição de Piracicaba
07/11 às 15h – E. M. Cons. José Joaquim da Rocha
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 59, Centro
Dia 06/11 às 15h – Escola Estadual Antonino Ferreira Mendes
Av.Oliveiros Martins De Souza, 203 – Conceição de Piracicaba
Além das três cidades, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara, Barão de Cocais, receberão cerca de 4.200 livros divididos em 14 estantes, com infraestrutura para que o leitor possa acessar as obras. Essas localidades foram escolhidas com base em critérios como demanda por iniciativas culturais e educacionais e a disposição de parceiros regionais para colaborar na implementação do projeto. A curadoria dos títulos é feita em parceria com a escola, instituição ou associação que recebe o Partilhando Letras, customizando a lista de livros de acordo com as demandas do público local.
Para Ana Paula Santos, coordenadora da Villa 7 Projetos Culturais, responsável pela implantação do projeto, a intenção é despertar o interesse pela literatura na maior quantidade de pessoas, independente de sua condição social, para que o hábito se consolide. “Além do cuidado com a escolha de livros diversos para leitores de todas as idades, cuidamos para que o ato de ler também seja uma experiência confortável e lúdica”, detalha
Ela explica que cada ambiente onde as estantes são instaladas é preparado para receber os leitores com cadeiras, banquetas e tapetes. E que materiais pedagógicos de apoio, incluindo jogos, brinquedos educativos e tablets com acesso à internet, mostram que a leitura pode acontecer de diversas formas.
Para entregar o Partilhando Letras a cada cidade, a Villa 7 conta com equipes de voluntários locais, que atuam nas atividades de instalação das estantes e na manutenção do projeto promovendo o envolvimento direto da comunidade e incentivando a participação ativa no processo de democratização da leitura
Impacto social e cultural
O Partilhando Letras conta com o apoio de empresas engajadas com o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como a In House e Top Service, patrocinadora da edição 2024 em Minas Gerais.
Segundo dados do Relatório Luz 2024, elaborado anualmente pela organização social Agenda 2030 e que avalia o desempenho das ODS no Brasil, o ODS 4 ODS 4 – Educação de Qualidade, teve o pior desempenho. Das 10 metas que compõem o objetivo, 9 estão qualificadas negativamente e uma estagnada. Metade delas, cinco, estão em retrocesso. Duas estão ameaçadas e duas foram consideradas com desempenho insuficiente
Para Rafael Valadão, gerente de contratos da In Haus, proporcionar um ambiente que vai além da simples leitura deve ser a missão de cada um de nós e prioridade nas empresas. “O ato de ler é primordial para o desenvolvimento intelectual e social dos povos. Todos os setores da sociedade devem se engajar para construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Para nós, proporcionar a leitura de mundo, com livros, ferramentas pedagógicas, brinquedos e materiais inclusivos é favorecer o aprendizado multidimensional. Investimos e aprendemos para que ninguém seja deixado para trás”, afirma o executivo.