Criatividade em prática

Equipe Drumonsters conta com incentivo da Fapemig para construir robôs

Criatividade em prática
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira, cada vez mais tem dado oportunidade para os alunos criarem projetos voltados ao conhecimento. Atualmente, três deles, de Iniciação Tecnológica, estão sendo desenvolvidos por alunos das mais diversas áreas da Engenharia. Em comum, os três projetos têm o objetivo de dar aplicabilidade prática à teoria aprendida em sala de aula. Os projetos contam com suporte de vários professores, cada qual em sua área de atuação.
 
Drumonsters
De olho nas competições nacionais e internacionais, em setembro de 2010, uma equipe de Iniciação Tecnológica em Robótica foi criada por alunos de diversos cursos da Unifei. Eles fabricam robôs para competições nacionais e internacionais. A principal característica da equipe é responder pela difusão do conhecimento, tecnologia e cultura, aproximando-a da comunidade itabirana por meio de workshops, palestras, apresentações. Trata-se ainda de uma oportunidade de colocar os estudantes em situações reais com as quais lida um engenheiro em seu cotidiano. “Aplicamos na teoria o que vemos na prática. Fazemos pesquisa e nos aprofundamos, além de desenvolver o que já existe”, diz Ícaro Megale. O aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação é o capitão da equipe. 
 
Como o nome sugere, a Drumonsters foi criada tendo como inspiração o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade. O grupo é subdividido em três áreas: Mecânica, Eletrônica e Gestão. Cada área elegeu seu coordenador, responsável por organizar a equipe e, junto ao capitão e professores coordenadores, executarem o projeto.
 
Para que o robô se destaque de forma abrangente, são mobilizados os mais variados campos do conhecimento. Recentemente, receberam apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) para construírem três robôs, com a aprovação de R$ 25 mil em recursos a serem cedidos pela entidade.
 
Iron Racers
No próximo ano, a equipe Iron Racers, composta por cerca de 30 alunos da Unifei, determinados a construir um carro de alto desempenho, participará da competição Fórmula Sae. A disputa acontece em Piracicaba, interior de São Paulo, entre 18 e 20 de novembro de 2012. A competição consiste no desenvolvimento de um protótipo de monoposto, semelhante a um carro de Fórmula 1, sempre visando menor custo para sua produção. O trabalho é um estímulo à busca por conhecimentos extracurriculares e ajuda na formação de profissionais capacitados com carga prática. Para o capitão da equipe, Gabriel de Castro Duarte Dom Patio, do curso de Engenharia da Mobilidade, o trabalho em equipe é um estímulo ao aluno para que saia da universidade com alguma especialidade. “O projeto é uma forma de validar o aprendido em sala, para trazer no futuro profissionais mais capacitados”, afirma o capitão.
 
O grupo já faz esboços de algumas partes do carro, como a estrutura e a carenagem, que é o revestimento protetor das peças. A instituição oferece estrutura para que os alunos possam incrementar o projeto, contando também com a orientação dos professores, além de minicursos. O diferencial é que os participantes não podem receber ajuda direta de profissionais do ramo, como forma de incentivar a busca por informações. “Para Itabira, este projeto pode dar visibilidade. Caso ele vença as competições, levará o nome da cidade para todo o Brasil, assim como o da Unifei”, declara Gabriel.
 
Mountain Baja
Formada no ano passado, a equipe Mountain Baja trabalha para projetar e construir um veículo de pequeno porte com características de veículo fora de estrada, tipo baja. Participar da Sae Brasil, disputa destinada a estudantes de Engenharia em várias modalidades, está entre os objetivos do grupo. Isso já na edição do ano que vem, se possível.
 
O veículo é projetado e construído para ser submetido a severas provas de resistência sem, contudo, deixar de serem levados em consideração a segurança e o conforto. Na fase de estruturação, algumas ações relativas à capacitação da equipe já estão sendo implementadas. Uma palestra foi ministrada pelo capitão da Equipe Galileu de Baja, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Rafael José da Cunha Deiró. Ele apresentou suas experiências à equipe da Unifei.
 
Para os universitários, será também uma grande oportunidade para propiciar a convivência com estudantes de engenharia de outras universidades. O contato com as demandas da indústria automobilística nacional e a prática dos ensinamentos teóricos desenvolvidos na instituição também são fatores positivos nessa experiência.
 
De acordo com o capitão da Moutain Baja, Thiago Couto, aluno de Engenharia Mecânica, o projeto possibilita que o nome da cidade seja propagado. “Contamos com o apoio dos empresários para levar o nome de Itabira. Na competição existem olheiros, o que pode trazer bons frutos, eles sabem quem se destaca”, diz o universitário.