Cruzeiro x RedBull e mais: jogos do domingo encerram a 36ª rodada do Brasileirão
Cruzeiro ainda busca a classificação para a próxima Copa Libertadores
Neste domingo, 01, cinco partidas encerram a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em uma fase da disputa em que cinco clubes disputam uma vaga na Libertadores e outros oito times lutam pela permanência na primeira divisão, cada jogo pode representar a vida ou a morte de cada equipe.
Atualmente ocupando a 9ª colocação, o Cruzeiro visita o RedBull Bragantino, em Bragança Paulista, às 18h30. A equipe comandada por Fernando Diniz soma 48 pontos e ainda sonha com uma vaga nas fases preliminares da Libertadores. Para alcançar esse objetivo, é preciso superar os concorrentes Corinthians (8º) e Bahia (9º). O time paulista venceu o Criciúma na noite de ontem, 30, em um eletrizante 4 a 2 com direito a uma virada no placar. Já o adversário do Cruzeiro, o RedBull Bragantino, atualmente ocupa a triste 18º colocação e, por isso, joga pela permanência. Ambas as equipes, porém, estão em má fase. O Cabuloso venceu apenas uma das últimas 5 partidas; seu adversário, nenhuma.
Às 16h, Flamengo e Internacional se encontram no Maracanã. Ambas as equipes ocupam o G4 do Brasileirão e ainda sonham com o título em 2024. Os rubro-negros comandados pelo ex-lateral Filipe Luís ocupam a 5ª colocação, com 63 pontos. Já os gaúchos, comandados por Roger Machado, ocupam o 3º lugar, com 65 pontos. A partida será transmitida pela Globo Minas.
Confrontos diretos contra o rebaixamento
No mesmo horário, Grêmio e São Paulo realizam o confronto de duas equipes em realidades antagônicas. O tricolor paulista, já garantido na próxima Copa Libertadores, já não alimenta grandes objetivos para o final da temporada. O tricolor gaúcho, por sua vez, ainda luta contra o rebaixamento: buscar vencer e aumentar para 6 pontos a distância para a zona do rebaixamento.
Em Curitiba, outro confronto direto entre equipes que lutam pela permanência na Série A. O Athletico Paranaense (15º, com 41 pontos) recebe o Fluminense (16º, com 39 pontos). Em Salvador, o Vitória (12º, 42 pts) recebe o Fortaleza (4º, 65 pts), que também sonha com um inédito título brasileiro.
Com o iminente fim do campeonato, faltando apenas três rodadas, cada clube luta com todas as forças pelos seus objetivos, sejam eles de conquista ou de permanência na primeira divisão. Trata-se, sem dúvida, de uma das edições mais disputadas e emocionantes dos últimos anos no Brasileirão.