Cultura, esporte e lazer têm a pior avaliação em diagnóstico da Acita
Diagnóstico foi apresentado por Eugênio Müller, diretor da Acita
A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) reuniu empresários associados e convidados na noite desta segunda-feira, 31 de março, para apresentar o Diagnóstico Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, documento resultante do Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação.
O diretor da entidade, engenheiro e empresário Eugênio Müller, se encarregou da apresentação. Entre diversos dados consolidados em gráficos e planilhas, um chamou a atenção. O item Cultura, Esporte e Lazer teve a pior avaliação na pesquisa feita com as entidades participantes, considerando seis temas: Desenvolvimento Econômico; Educação; Saúde; Defesa Social e Segurança Pública; Meio Ambiente; e Cultura, Esporte e Lazer.
A elaboração do diagnóstico, feito em etapas, começou em outubro do ano passado. Setenta e seis entidades (de um total de 150 convidadas) se dividiram em grupos temáticos e trataram dos assuntos, considerados mais relevantes para o município. Durante a pesquisa, os organizadores do Fórum colheram notas, de 1 a 5, para cada tema proposto. Do emaranhado de números, saíram vários resultados. Cultura, Esporte e Lazer tiveram um desempenho de 14%, Desenvolvimento Econômico 61%, Educação 64%, Saúde 59%, Defesa Social e Segurança Pública 44%, e Meio Ambiente 25%.
A pesquisa levantou também qual a expectativa dos entrevistados quanto ao futuro, considerando os mesmos temas. Obteve o melhor desempenho o item Meio Ambiente, que saltou de 25% para 74%. Cultura, Esporte e Lazer continuaram com nota baixa, 18%; Desenvolvimento Econômico foi a 77%; e Educação e Saúde praticamente se mantiveram. Segurança Pública também melhorou um pouco quando perguntado sobre a expectativa futura: foi de 44% para 63% na avaliação dos entrevistados.
Segundo Eugênio, os dados, se usados de maneira inteligente, têm condições de construir um cenário diferente para as próximas gerações. Na apresentação, as informações foram resumidas, mas a Acita tem à disposição inclusive as questões específicas que receberam as piores e as melhores notas.
Um calendário de reuniões por segmento já foi estabelecido para definição de duas ações prioritárias a serem trabalhadas neste ano. Segundo Eugênio, diante de um cenário que aprofunda as distâncias entre as instâncias de decisão e os locais de ação, a Acita se posiciona como uma entidade capaz de negociar com agentes de atuação regional e nacional e gerir a implantação de projetos na cidade.