Cuidar de pessoas, mais do que uma opção de trabalho, é um dom pra lá de especial! Se você é uma pessoa naturalmente atenciosa e carinhosa, pode ser que tenha o perfil ideal para a carreira da Enfermagem.
O enfermeiro trabalha junto com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, com vistas à cura das pessoas doentes ou machucadas. Esse profissional lida diariamente com a administração de medicamentos e curativos, além da higiene, alimentação e outras demandas dos pacientes.
Na graduação, o estudante de Enfermagem vai transitar entre o ensino de ciências biológicas, humanas e exatas. No âmbito da maioria das faculdades, o aluno já começa a prestar atendimentos, com supervisão do professor, a partir do segundo ano de curso. Os locais de atuação variam desde laboratórios, clínicas de reabilitação e hospitais até empresas, escolas e centros de estética. Enfermeiros também são, muito frequentemente, contemplados com vagas em concursos públicos.
Aqueles que têm certa aversão a sangue ou a feridas abertas também não precisam se alarmar: enfermeiros experientes garantem que não é necessário mais do que algumas semanas para se acostumar com essa rotina. A melhor notícia para quem pretende trabalhar nessa área é que, em muitos casos, a jornada é bastante reduzida, como 20 ou 30 horas semanais. Isso significa que o profissional tem a possibilidade de acumular dois ou mais empregos – mas, caso prefira, pode aproveitar as horas vagas para se dedicar a cursos de especialização ou atividades de lazer.
No Brasil, a demanda por enfermeiros é muito grande. Isso porque o número atual de profissionais no país está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde – o que é um sinal de que o mercado de empregos é bastante atrativo. Por isso, se você se identifica com a área, pode estar diante de uma excelente oportunidade!