Da ciência ao empreendedorismo: empresária se destaca no mercado itabirano

Cecília Xavier é proprietária da Angus e do Célébrité Cerimonial

Da ciência ao empreendedorismo: empresária se destaca no mercado itabirano
Cecília Xavier administra o Angus, um dos seus negócios, desde 2018. Foto: Arquivo Pessoal
O conteúdo continua após o anúncio


Há 16 anos, Cecília Xavier, uma bióloga de formação, era uma jovem professora de ciências trabalhando em escolas itabiranas. Mas os anos foram se passando e um conjunto de fatores fez a empresária, hoje com 38 anos, se consolidar no ramo do empreendedorismo.

Símbolo de um novo tempo construído pelas mulheres, a mãe e empreendedora se dedica à Angus Hamburgueria e ao Célébrité Cerimonial, ambos em Itabira. Além disso, também chefia o Departamento de Produção e Promoção Artística da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

A primeira experiência empreendedora de Cecília foi aos 22 anos. À época, sua irmã, Terência, formou em Relações Públicas e voltou a Itabira. Sua mãe resolveu abrir uma empresa de Cerimonial e Eventos, já com a bagagem em ter trabalhado no cerimonial do governo em Belo Horizonte.

Após dois anos, Terência foi embora para o Rio de Janeiro e Cecília se viu obrigada a tomar as rédeas da empresa. Operando inicialmente apenas nos bastidores, a jovem itabirana foi, aos poucos, adquirindo experiência e tomou de vez conta do negócio.

Já íntima da área, buscou se especializar e investiu em cursos, fez propagandas publicitárias, criou um site da empresa e passou a atender milhares de eventos sociais, coorporativos e formaturas. Prática e teoria andando juntos!

empreendedorismo
Foto: Arquivo Pessoal

Angus

Em 2017, surgiu a ideia de empreender novamente, e Cecília abriu um quiosque de churros no Esplanada Mall chamado “Suchurros”. Descrito pela empresária como um “produto diferenciado”, o negócio foi um sucesso.

Porém, quando ela, ao lado do marido Junior, inaugurou a Angus, a condução simultânea dos negócios ficou insustentável. A escolha foi por prosseguir com a hamburgueria, que seria, inclusive, premiada pela DeFato posteriormente.

Influência familiar

Dificilmente você percorre um caminho sem estar, minimamente, familiarizado a ele. E no caso de Cecília não foi diferente. A itabirana cita seu avô e sua mãe como as maiores influências da carreira, mesmo quando seu papel era o simples gesto de fazer embalagens para presentes.

“A minha influência veio do meu avô, Guerrinha. Tinha grandes ideias, mas não chegou empreender. A minha mãe também é outra influenciadora. Quando eu era pequena tinha uma boutique de roupas. Lembro-me de ficar na loja, fazendo embalagens bonitas para embrulhar os presentes vendidos”, relembra.

O patriarca da família também contribuiu muito na construção da carreira da empresária. “A criação que tive dos meus pais foi fundamental para chegar até aqui. Tenho características bem fortes: uma delas é a determinação e a criatividade (que vejo na minha mãe). Encaro qualquer trabalho de frente e não tenho medo. A segunda é humana (que vejo no meu pai). Sinto-me realizada em ajudar o próximo e tenho certeza que tenho o retorno por ser assim.”

empreendedorismo
Foto: Arquivo Pessoal

Eclética

A facilidade em conduzir negócios muito diferentes entre si é algo que chama a atenção na trajetória de Cecília. Afinal, estamos falando de uma hamburgueria e uma empresa atuante na organização de eventos. Ela garante que tal característica é inerente ao ser mulher.

“Sempre tive facilidade em me adaptar com novos empreendimentos. Penso que a mulher tem a capacidade de fazer muitas ações de uma vez só. Tive algumas dificuldades de adaptações, mas sempre fui determinada e, por isto, posso dizer que não tenho medo de ir para qualquer outra área que não é de minha competência”, afirma.

Cecília ainda complementa. “Sinto-me orgulhosa de chegar aonde cheguei, de ser respeitada como profissional. Acho que todo mundo tem a oportunidade de, em vida, deixar o seu legado. Seja por meio de um trabalho, compartilhando ideias, iniciando projetos, contribuindo com o seu melhor para impactar as pessoas ao seu redor.”

Faça o que lhe faz feliz

E qual o segredo do sucesso? Segundo a itabirana, não se trata de apenas um. Ser bem sucedido no empreendedorismo significa, para Cecília, traçar seus objetivos e sempre olhar para si própria.

“Trace metas e objetivos para saber aonde quer chegar. Busque inspiração e motivação para construir seu caminho todos os dias. Conheça seus pontos fortes e fracos, e isso irá te ajudar a mudar o que for necessário para alcançar seu propósito. Olhe para si e veja o seu propósito de vida, os seus desejos mais sinceros, defina o que realmente você precisa para ser feliz. Isso consequentemente te ajudará a deixar o ‘seu melhor’ no mundo. Lembre-se: você não precisa ser bom em tudo, faça mais o que te faz feliz!”, finaliza.

Angus Hamburgueria

– Redes sociais: Instagram e Whatsapp

Celebrité Cerimonial

Instagram

MAIS NOTÍCIAS