O Grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GGIRD), coordenado pela Defesa Civil de Itabira, realizou uma reunião na última quinta-feira (17) para dar início ao planejamento estratégico para o período chuvoso. Com a cidade tendo enfrentado recentemente a maior estiagem de sua história, o foco agora é se preparar para minimizar os riscos de desastres naturais como enchentes, alagamentos e deslizamentos, que costumam ocorrer durante as fortes chuvas.
A reunião faz parte do cronograma anual do GGIRD, que segue as diretrizes do Plano Municipal de Contingência (Plancon), lançado em 2023. O grupo reúne diferentes órgãos e entidades, como secretarias municipais, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com o objetivo de integrar esforços para mitigar os impactos das tempestades.
Mapeamento e ações preventivas
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Itabira, Nilma Macieira, o encontro foi fundamental para atualizar o mapeamento das áreas de risco do município e definir ações de prevenção e resposta a possíveis desastres durante o período chuvoso. “Temos uma logística preparada para cada nível de alerta, que vai do verde ao vermelho, com ações específicas dependendo da gravidade da situação”, explica Nilma.
Além disso, foram destacadas medidas de prevenção e mitigação, além de estratégias para resposta imediata e recuperação após eventos adversos. “O gerenciamento de desastres exige planejamento e coordenação. Estamos implementando políticas e estratégias que visam garantir a segurança da população, articulando recursos e sensibilizando a comunidade para os riscos”, acrescentou a coordenadora.
Monitoramento contínuo e respostas rápidas
A Defesa Civil de Itabira mantém um monitoramento contínuo das condições meteorológicas para garantir respostas rápidas em caso de necessidade. Em situações de emergência, o órgão atua de maneira integrada com outros serviços, como Corpo de Bombeiros e Samu, para reduzir os danos à população.
A população também pode entrar em contato diretamente com a Defesa Civil, por meio dos números 199 e (31) 3938-2147, em horário comercial, e (31) 98294-6273 via WhatsApp para emergências fora desse período.