Site icon DeFato Online

Defesa Civil recomenda comércio fechado durante simulado de evacuação em Itabira

Preocupação da Defesa Civil está nos centros comerciais dos bairros, como no Bela Vista - Foto: Google

A Defesa Civil encaminhou às entidades ligadas ao comércio itabirano uma sugestão para que os estabelecimentos permaneçam fechados neste sábado (17) durante o simulado de evacuação que acontece no município. A recomendação é de que as empresas permaneçam sem atividades no período entre 14h e 16h30. O treinamento de emergência de barragens está marcado para às 15h.

O contato da Defesa Civil foi feito com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita). Estava sendo estudada uma reunião com as duas entidades para esta sexta-feira (16), o que acabou não se concretizando. Na noite de ontem (15), durante apresentação da 7ª edição do WIN, a Acita repassou a sugestão aos associados presentes.

No comunicado, a Defesa Civil informa que mais de 60 trechos de ruas e avenidas de Itabira serão interditados temporariamente para montagem das estruturas do simulado. Neste sábado, o treinamento ocorre em 96 pontos do município. Além das vias internas (leia mais aqui!), rodovias do entorno também terão o trânsito afetado durante a simulação.

O fechamento das vias acontecerá nos bairros Centro, Praia, Juca Rosa, Santa Inês, Eldorado, Jardim das Oliveiras, Laboreaux, Campestre, Bela Vista, Nova Vista, Bethânia, Ribeira de Baixo, Palmital, Juca Batista, Água Fresca, Gabiroba, Machado, Valença, Santa Ruth, Fênix, Abóboras, Jardim Belvedere e Conceição.

A preocupação da Defesa Civil com o funcionamento os estabelecimentos está relacionada principalmente aos centros comerciais dos bairros, que costumam estender as atividades até mais tarde nos finais de semana.

Em outras cidades da região onde o simulado de evacuação já foi realizado, houve comportamentos diferentes no que tange à situação dos estabelecimentos comerciais. Em Barão de Cocais, a prefeitura determinou feriado durante todo o dia de treinamento. Em São Gonçalo do Rio Abaixo, houve dispensa de atividades somente no horário dos trabalhos de simulação. Já em Santa Bárbara, a prefeitura optou por não interferir na rotina do comércio, o que foi criticado pela direção da Defesa Civil Estadual, por causa do baixo índice de participação da população.

Nas três cidades citadas, no entanto, o simulado ocorreu durante dias úteis. Em Itabira, como a atividade acontece na tarde do sábado, não foi necessária uma medida por parte da Prefeitura. O órgão de defesa, então, emitiu a sugestão às entidades comerciais.

Exit mobile version