Acita apresenta edição 2019 do WIN com conceito 4.0

Expressão que marca a nova era da indústria é usada para simbolizar os quatro eixos trabalhado pela feira de negócios da entidade

Acita apresenta edição 2019 do WIN com conceito 4.0
Presidente da Acita, Cidinha Lana, falou do WIN 2019 – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) apresentou na noite desta quinta-feira (15) os detalhes da 7ª edição do WIN, feira de negócios que acontece entre os dias 11 e 13 de setembro, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. Neste ano, os trabalhos lançam mão do conceito 4.0, expressão que faz referência à nova era da indústria e também aos quatro eixos trabalhados pela entidade: fortalecimento do comércio local, indústria criativa, agronegócio e tecnologia.

Durante o evento, a presidente da Acita, Maria Aparecida Albuquerque Bueno, a Cidinha Lana, posicionou o WIN como importante ferramenta para a diversificação econômica de Itabira. Ela afirmou que a economia começa a dar sinais de recuperação e que, neste momento, é hora dos empresários apostarem em “ações diferentes para colherem resultados diferentes”.

O WIN terá stands que variam de 6 a 90 metros quadrados. A aposta neste ano é uma maior proximidade entre os expositores, aproveitando melhor a área do Parque de Exposições. E, com isso, atrair mais visitantes do que nas edições anteriores. Os espaços estão à venda na Acita, com pelo menos 30% já comercializados. O layout da feira e os stands disponíveis podem ser conferidos clicando aqui!  .

Estrutura do WIN foi apresentada aos participantes do evento – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

“O WIN trabalha durante todo o ano através de seminários. A feira é o resultado desses seminários que trabalham os quatro eixos. É o que temos de concreto. É a oportunidade de unir todos os eixos para que conversem e mostrem a força que nós temos e o que temos a oferecer em Itabira e região”, comentou a presidente Cidinha Lana.

Ao representar o prefeito Ronaldo Magalhães, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Don Carlos, citou os investimentos que Itabira recebeu recentemente, como na área supermercadista, e abordou a visita da comitiva chinesa no fim do último mês. De acordo com ele, a cidade está no caminho certo para se livrar da dependência do minério de ferro e conta com o WIN para acelerar essa diversificação.

“O WIN é uma grande vitrine. Quem participa sai melhor do que entrou”, afirmou o secretário.

Secretário José Don Carlos falou da importância do WIN – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Depois das apresentações, os participantes acompanharam a palestra “4°Revolução Industrial -Tecnologias, Mercados e Gestão”, com o especialista Fabrício Roulin Bittencout.

Palestra abordou a Indústria 4.0 – Foto: Rodrigo Andrade/DeFato

Revolução 4.0

O termo que norteia o WIN em 2019 está diretamente ligado ao que especialistas em todo planeta chamam de quarta revolução industrial. engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas Ciberfísicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

O termo “Indústria 4.0” foi cunhado na Alemanha, a partir de estudos do governo local. O principal preceito é de que essa nova era consegue diminuir os custos produtivos e aumentar a produtividade. O conceito engloba ainda as principais tecnologias disponíveis no mundo e tende a ofertar produtos e serviços mais personalizados e customizáveis para os clientes.