“Deficiência no saneamento não é por falta de recursos”, afirma pesquisadora

Uende Gomes, pesquisadora itabirana, foi a palestrante principal

“Deficiência no saneamento não é por falta de recursos”, afirma pesquisadora

A pesquisadora itabirana Uende Figueiredo Gomes, ganhadora do Prêmio Jovem Cientista 2011, ministrou palestra voltada à temática Resíduos Sólidos, na 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, nesta terça-feira, 25 de junho. O encontro foi realizado no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente, na Mata do Intelecto. O tema dos trabalhos foi "Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos".  

A pesquisadora falou sobre as políticas de saneamento básico e resíduos sólidos e as ferramentas a serem implementadas para gerenciamento do lixo.  Para a pesquisadora, os três gargalos da gestão do saneamento, não somente em Itabira, mas em todo o país, passam por três matrizes na questão do défict de acesso. “Na área de saneamento, essa situação pode ser vista nos campos da economia, formação técnica e de políticas públicas”, declarou. Uende emenda: “Hoje, com o PAC que tem uma área de financiamento justamente para o saneamento, podemos afirmar que não é falta de recursos o nosso problema”. Segundo ela, as universidades dão uma formação técnica que seria suficiente, porém, o grande gargalo é a formulação de políticas públicas que compreendam esta realidade e sejam capazes de superar a precariedade de acesso atual.

Para a pesquisadora, o esgotamento sanitário é o tipo de ação mais precária a nível Brasil, pela complexidade do tratamento. A itabirana expôs os investimentos e as ações a serem estabelecidas para uma otimização no tratamento dos resíduos. Em suas explicações, ela informou que como Itabira é uma cidade de médio porte, a geração de resíduos por pessoa fica em torno de 800 gramas a meio quilo diariamente. “Uma possível solução a gente começa a construir hoje, com a elaboração deste espaço de democracia”, finalizou.

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), também presente, falou da necessidade de um trabalho educacional e da importância da conscientização individual: “É importante que a gente faça a nossa parte”. O chefe do Executivo citou a Itaurb, que “já foi uma referência e hoje se encontra sucateada”. “Eu entendo que o Poder Público só pode cobrar depois de estruturar”, afirmou Damon, citando as iniciativas do governo atual. O encontro, que segue até as 17h, contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira, além de diversas pessoas ligadas à área ambiental.