Delegados protestam em Itabira: “Quem prende ganha menos que quem solta”

Delegados fizeram protesto em frente a Delegacia, em Itabira

Delegados protestam em Itabira: “Quem prende ganha menos que quem solta”

Os delegados que integram a 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil, sediada em Itabira, protestaram nesta quarta-feira, 7 de maio, em frente a Delegacia de Trânsito, na avenida Carlos Drummond de Andrade. Eles reivindicam melhores condições de trabalho e aumento salarial. Em todo estado, o índice de delegados que aderiram à paralisação ultrapassa os 90%.

De acordo com o delegado regional adjunto, Juliano Alencar, há muito tempo a categoria reivindica uma valorização por parte do Governo Estadual. Ele explicou que os delegados trabalham arduamente para a segurança da população, correndo riscos, com disponibilidade de tempo integral, plantões e trabalhos noturnos. Há grande rotatividade devido à falta de motivação profissional.

Juliano esclareceu que o delegado de polícia é considerado por lei uma carreira jurídica do Estado, assim como defensores e procuradores. No entanto, não há equiparação salarial com esses cargos. “O que nós temos percebido é uma valorização salarial cada vez maior por parte dos defensores e procuradores e uma desvalorização do cargo de delegado de polícia. Hoje um defensor público ganha mais que o dobro do delegado”, reclamou.

Ele assume que a paralisação acaba comprometendo a segurança da sociedade. Durante as 12 horas de greve nesta quarta-feira, menos viaturas circularam pelas ruas e não houve despacho de flagrantes. “O que nós questionamos é isso: em Minas, quem solta ganha mais que o dobro do que quem prende. É assim que a gente vai fazer Segurança Pública? A população concorda com isto?”, questionou.

Apoio do Legislativo

Alguns vereadores estiveram na Delegacia de Trânsito manifestando apoio aos profissionais. O presidente da Câmara, Rodrigo Diguerê (PV), entende que é justo e necessário que eles tenham a valorização pretendida. “São direitos e garantias constitucionais e eles pedem nada mais nada menos que a equiparação com outras entidades que são mais valorizadas”, defendeu.

A Câmara vai encaminhar ao Governo do Estado e à Assembleia de Minas um ofício pedindo atenção às reivindicações do Sindicato dos Delegados de Polícia de Minas Gerais (Sindepominas). O documento será encaminhado aos órgãos ainda nesta semana. Pela manhã, antes do movimento no Centro da cidade, um grupo de delegados se reuniu com vereadores na Câmara.