Departamento de Trânsito de Minas Gerais adapta sistemas para cumprir nova regra nacional sobre autoescolas

Melhorias sistêmicas continuam em implementação, com ajustes graduais

Departamento de Trânsito de Minas Gerais adapta sistemas para cumprir nova regra nacional sobre autoescolas
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasil

Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) promoveu adequações em seus sistemas internos para atender às determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), previstas na Resolução nº 1.020/2025. A norma atualiza as regras para o processo de formação de condutores e para o credenciamento de autoescolas em todo o país.

Até a regulamentação anterior, as autoescolas eram obrigadas a manter, em seu quadro funcional, um diretor-geral, um diretor de ensino, no mínimo dois instrutores de trânsito e ao menos dois veículos cadastrados para cada categoria ofertada — sendo uma para motocicleta (categoria A) e outra para automóvel (categoria B).

Com a nova resolução, os cargos de diretor-geral e diretor de ensino deixam de ser exigência obrigatória e passam a ser facultativos. O funcionamento das autoescolas passa a exigir apenas um instrutor de trânsito ativo e, no mínimo, um veículo por categoria pretendida.

De acordo com o Detran-MG, as atualizações nos sistemas permitem o registro e a gestão dessas novas exigências, ajustando automaticamente os parâmetros de credenciamento e funcionamento das autoescolas mineiras à legislação federal vigente. A medida, segundo o órgão, busca assegurar uma transição segura, sem comprometer a continuidade dos serviços prestados à população.

Melhorias sistêmicas

O departamento informa ainda que as melhorias sistêmicas continuam em implementação, com ajustes graduais voltados a garantir maior eficiência, controle e conformidade com a nova resolução. Paralelamente, está em elaboração uma normativa estadual para regulamentar, em Minas Gerais, as disposições da Resolução nº 1.020/2025, harmonizando os procedimentos administrativos.

Com as mudanças, o Detran-MG afirma que atualiza seus procedimentos, reforça a segurança jurídica e busca aprimorar os serviços ligados à formação de condutores no estado.