Deslizamentos: Corpo de Bombeiros e Defesa Civil monitoram Santa Maria de Itabira

A preocupação do momento é com possíveis escorregamentos de encostas no município

Deslizamentos: Corpo de Bombeiros e Defesa Civil monitoram Santa Maria de Itabira
Foto: Dalton Gonçalves/DeFato

Os serviços de resgate, proteção e atendimento às vítimas de Santa Maria de Itabira seguem neste sábado (27), após a tragédia que deixou diversos desabrigados e desalojados na cidade, além de seis óbitos. No balanço matinal divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a preocupação do momento é com possíveis escorregamentos de encostas no município. O chefe da equipe hoje é o Primeiro Tenente Wildemarque.

Desse modo, o CBMMG está integrando equipes mistas de vistorias e auxiliando a população afetada na retirada de pertences e documentos em áreas de risco. Além disso, na parte da tarde de hoje está previsto a interdição de casas em área de risco localizadas na rua Antônio Dias. Todavia, as casas já foram evacuadas.

Próximos passos
Ademais, está prevista uma reunião de atualização e alinhamento as 18h no Posto de Comando (PC). Conforme acordo anterior, as reuniões que ocorreriam no PC as 10h não serão mais realizadas. O efetivo neste momento em Santa Maria conta com dez bombeiros, sete policiais militares e quatro membros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Defesa Civil

O chefe de gabinete da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira, Eduardo Martins, ressaltou que os trabalhos seguem a todo vapor. De acordo com ele, uma equipe de Assistência Social foi convidada para abordar as famílias que estão em casa com situação de vulnerabilidade.

“Fizemos a interdição de cerca de 60 residências somente ontem. A maioria das casas já estavam desalojadas. Os trabalhos seguiram durante a noite anterior. É válido ressaltar que, neste momento, ninguém é obrigado a sair da residência dela. Todavia, todas as pessoas que se recusarem terão seus dados recolhidos e enviados ao Ministério Público para ação de retirada imediata, como determina a lei”, enfatiza Eduardo.

Ontem, em reunião com o pároco local, a Defesa Civil conseguiu dois novos locais para montagens de abrigos. Uma delas é o salão paroquial da Igreja Matriz, já a outra é o salão da igreja Marília Costa.

“Hoje estamos recebendo um mutirão com cerca de 600 pessoas de cidades vizinhas, que estão ajudando na limpeza das residências. Será de grande valia toda ajuda neste momento, até mesmo para que as pessoas possam retornas às respectivas casas o quanto antes”, finaliza.

Situação

No momento a cidade tem 253 pessoas desalojadas. Além disso, 94 seguem desabrigadas. O total de pessoas afetadas é de 1090. Ninguém está mais desaparecido. As ocorrências relacionadas ao período chuvoso na cidade já chegam na casa de 60 atendimentos das equipes de apoio.

Deslizamentos

A reportagem da DeFato conversou ontem (26) com o geólogo itabirano Humberto Alves da Silva, que explicou as possíveis causas para os deslizamentos de terra e como Santa Maria de Itabira pode se preparar para ocorrências futuras. Confira a matéria completa clicando aqui!

Ajuda

Com relação a conta, o Banco do Brasil está disponibilizando uma conta para depósito em ajuda de Santa Maria. Qualquer valor pode ser doado. Ademais, na segunda-feira (1), uma chave Pix será disponibilizada como meio de doação também.