Site icon DeFato Online

Dia amanheceu com eclipse da superlua nesta quarta-feira; veja as fotos

Dia amanheceu com eclipse da superlua nesta quarta-feira; veja as fotos

A foto combinada mostra a Lua completamente eclipsada, no centro, e as diferentes fases do eclipse lunar total conforme visto em Los Angeles, Califórnia. Foto: Associated Press

O primeiro eclipse lunar de 2021 encantou o mundo, no final da madrugada desta quarta-feira (26). Entre 5h e 7h da manhã, horário de Brasília, em quase todo o país, foi possível observar quando o satélite terrestre ficou completamente encoberto pela sombra da Terra.

O fenômeno ocorreu durante dois outros fenômenos muito populares: a superlua e a lua de sangue. A superlua acontece quando o satélite está em um ponto de sua órbita mais perto da Terra. O segundo fenômeno é uma consequência do reflexo dos raios solares na lua.

De uma forma geral, o eclipse pôde ser avistado muito próximo do nascer do sol. De acordo com astrônomos norte-americanos, esse foi uma fenômeno atípico, graças a curta duração da fase total, em que todo o disco lunar fica dentro da sombra terrestre, que durou apenas 15 minutos.

Via de regra, nos eclipses totais mais longos, essa fase pode durar quase duas horas. Há registros ainda maiores, como um eclipse lunar ocorrido em 6 de julho de 1982, quando o fenômeno durou 106 minutos.

No Brasil, os moradores do Rio Grande do Sul foram os que melhor conseguiram acompanhar o início do eclipse lunar total. Nos outros estados, porém, foi possível ver apenas a fase de penumbra, quando parte da sombra da Terra bloqueia parte da luz do sol.

Além do Brasil, habitantes de países como Argentina, Chile, Austrália, Inglaterra, Turquia, Nova Zelândia, Rússia e alguns estados norte-americanos, como Califórnia e Havaí, puderam contemplar o evento em sua plenitude.

Próximo eclipse 

Os brasileiros poderão, ainda em 2021, observar mais um eclipse lunar. Ele acontecerá em 19 de novembro, mas, dessa vez, um eclipse parcial. Os cientistas garante, porém, que ele será quase total, já que haverá 97,4% de encobrimento do raio lunar pela sombra da Terra.

Confira as fotos do eclipse dessa quarta-feira:

Exit mobile version