Probióticos podem ajudar no tratamento de diabetes

Estudos promissores apontam os benefícios de sua utilização

Probióticos podem ajudar no tratamento de diabetes
O conteúdo continua após o anúncio

Em tempos de Covid-19 erra quem pensa que os micro-organismos apenas nos prejudicam. Muitos deles são benéficos e nos ajudam a ganhar ou a manter a nossa saúde. Entre outras funções nobres, eles atuam na liberação de micronutrientes essenciais, na energia para o consumo diário, regulam o sistema imunológico e nos protegem contra germes virulentos.

Cerca de metade das células que abrigam o nosso corpo está representada pelas bactérias, fungos e companhia. O ideal é que se tenha a quantidade certa, a mistura certa desses micro-organismos e que eles estejam no lugar certo.

O local mais estudado para avaliar a interação entre os micro-organismos e a saúde tem sido o intestino. E um descontrole nessa relação são observados já há algum tempo em doenças como diabetes e obesidade. Recentemente cientistas da farmacêutica Pendulum, na Califórnia (EUA), verificaram o efeito de probióticos associados a uma fibra (inulina), no tratamento do diabetes tipo 2. Foram escolhidas cinco espécies de micro-organismos que induziriam maior produção de butirato no intestino. Essa molécula está comumente em falta em pessoas com esse tipo de diabetes e atua ajudando na redução de inflamações em geral, dos níveis de glicose no sangue e do apetite.

Após algumas semanas de estudo foram observadas uma diferença na hemoglobina glicada (exame que dá uma média trimestral do controle da glicose no sangue) e uma melhora da glicemia após as refeições.

O conteúdo continua após o anúncio

O estudo americano é promissor e mostra que aquela combinação específica de micro-organismos pode ser uma forma de complemento, sem riscos à saúde, ao tratamento do diabetes, mas vale ressaltar que não substitui os medicamentos prescritos pelo médico.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.


Rede Minas Farma

Matriz: rua João Camilo de Oliveira Torres, n°722, bairro Praia
Filial: rua Valdemar de Alvarenga Lage, n°1353, bairro Gabiroba
Telefone: (31) 3831-8844
WhatsApp: (31) 9 8755-1985
Site: https://rmfarma.com.br
Redes sociais:
 Instagram e Facebook

 

MAIS NOTÍCIAS