Dificuldade para acionar o 190 gera queixas de moradores em Itabira

Relatos apontam ligações não atendidas pelo número de emergência da Polícia Militar; corporação afirma que sistema funciona normalmente

Dificuldade para acionar o 190 gera queixas de moradores em Itabira
26º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Moradores de Itabira têm relatado dificuldades para conseguir contato com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) por meio do número de emergência 190. As queixas chegaram ao portal DeFato Online nos últimos dias e envolvem, principalmente, chamadas que não são atendidas, mesmo após diversas tentativas consecutivas.

Segundo os relatos, o problema tem sido registrado em diferentes regiões da cidade, incluindo bairros como Praia, 14 de Fevereiro e Esplanada da Estação, dentre outras localidades. Em todos os casos, os moradores afirmam que, ao ligar para o 190, a ligação permanece chamando, sem que haja atendimento por parte do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), responsável pela gestão do serviço.

A situação também foi testada pela própria reportagem. Na manhã desta terça-feira (20), a equipe do portal DeFato Online tentou contato com a Polícia Militar pelo 190 por várias vezes, sem sucesso. As tentativas foram registradas em vídeo (veja abaixo), evidenciando a ausência de atendimento durante as ligações.

Diante das reclamações, a assessoria de comunicação do 26º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Itabira, foi procurada para esclarecer os questionamentos. A unidade é responsável pelo policiamento em diversas cidades do Médio Piracicaba, atendendo os municípios de Barão de Cocais, Itabira, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Santa Maria de Itabira, Ferros, Carmésia, Passabém e Itambé do Mato Dentro.

Em resposta, a Polícia Militar informou que realizou uma verificação interna e afirmou que o serviço de emergência está operando normalmente. A corporação também explicou o motivo de as ligações não apresentarem sinal de ocupado, mesmo quando não são atendidas, e destacou canais alternativos disponíveis à população.

Confira na íntegra a nota oficial da Polícia Militar:

“Em atenção ao questionamento apresentado, informamos que foi realizada verificação junto ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), sendo constatado que o telefone de emergência 190 está funcionando normalmente. Esclarecemos que, quando todas as linhas estão momentaneamente ocupadas, o sistema não emite sinal de ocupado ao usuário que realiza a chamada.

Ressaltamos, ainda, que a Polícia Militar de Minas Gerais disponibiliza outros canais oficiais para acionamento, que funcionam de forma contínua, quais sejam:
Telegram: buscar por “Emergência MG”;
Aplicativo “MG App”, do Governo de Minas;
Site: www.emergencia.mg.gov.br.