Diretor-presidente da Itaurb faz apelo por descarte correto de lixo em Itabira
O descarte irregular tem provocado retrabalho para as equipes de limpeza urbana do município

Durante a prestação de contas da Itaurb na Câmara Municipal de Itabira, nesta terça-feira (11), o diretor-presidente da empresa, Leonardo Gonçalves, fez um apelo à população para que tenha mais atenção com o descarte de resíduos. Durante a apresentação, ele mostrou fotos registradas na manhã desta terça em diferentes pontos da cidade e afirmou que o descarte irregular tem provocado retrabalho para as equipes de limpeza urbana.
Segundo Leonardo, a empresa acompanha diariamente os serviços realizados pelos colaboradores e mantém registros das atividades executadas. Ele afirmou que, ao mesmo tempo em que são identificados pontos que precisam de melhorias, também são encontrados casos de descarte feito de maneira inadequada, inclusive em locais onde há placas orientando os moradores sobre a forma correta de disposição dos resíduos.
Segundo ele, quando uma equipe precisa retornar a um ponto para recolher materiais descartados de forma irregular, um trabalhador acaba sendo deslocado de outra atividade que estava prevista para aquele dia. Leonardo também pediu a colaboração dos moradores para evitar que situações como essa se repitam.
Durante a prestação de contas, Leonardo explicou que a Itaurb mantém quatro equipes diárias, de segunda a sexta-feira, para realizar o serviço chamado de “coleta de apoio”. A modalidade é destinada a materiais que não fazem parte da coleta convencional de lixo. Entre os itens que podem ser recolhidos estão móveis, eletrodomésticos antigos e pequenas quantidades de resíduos provenientes de reformas.
No caso de entulho, a coleta atende pequenas reformas, com limite de até seis sacos de material, de até 25 quilos cada. Obras de maior porte, como construções ou reformas que gerem grandes volumes de resíduos, devem utilizar outros meios de destinação, como caçambas. A coleta de apoio é organizada de acordo com um cronograma que contempla diferentes regiões da cidade. O material deve ser colocado na porta do imóvel no dia programado para o recolhimento.
O problema, segundo o diretor-presidente, é que parte dos moradores tem colocado os resíduos nas ruas fora dos dias previstos. Com isso, os materiais ficam expostos e podem ser espalhados pelo vento, por animais ou pela própria movimentação das pessoas.
Leonardo citou como exemplo uma situação que presenciou na casa de sua mãe. Segundo ele, um morador colocou caixas de papelão e outros materiais recicláveis na rua por volta das 20h de um sábado, embora a coleta naquela região só estivesse prevista para a segunda-feira à noite.
“Você vai ter uma pessoa, um vento, um cachorro e espalha aquilo ali para a rua abaixo. Aí vêm depois as reportagens que a cidade está suja, que a gente não está limpando”, afirmou.
Prefeitura prepara campanha de conscientização
Diante dos problemas identificados, Leonardo informou que a Itaurb, em conjunto com a Prefeitura de Itabira e as secretarias de Meio Ambiente e Comunicação, prepara uma nova ação de conscientização sobre o descarte de resíduos.
A iniciativa deverá incluir materiais informativos com os dias e horários de coleta em cada região. Entre as ações previstas está a distribuição de ímãs de geladeira, para que os moradores possam consultar facilmente o cronograma de recolhimento.
De acordo com o diretor-presidente, a intenção é ampliar a campanha, diante do aumento dos casos de descarte inadequado. “Nós vamos fazer uma coisa mais robusta, porque entendemos que estamos perdendo o controle”, afirmou.
Leonardo reforçou que a responsabilidade pela limpeza da cidade não depende apenas dos trabalhadores responsáveis pela coleta. Para ele, a participação dos moradores é fundamental para evitar o acúmulo e a dispersão de resíduos nas vias públicas. “Nós somos população, todos nós”, concluiu.