Documentário “José Aparecido de Oliveira – O maior mineiro do mundo” é exibido em Conceição do Mato Dentro hoje (19)

Conceicionense foi embaixador do Brasil e teve importância nas decisões políticas e administrativas de Minas Gerais e do Brasil

Documentário “José Aparecido de Oliveira – O maior mineiro do mundo” é exibido em Conceição do Mato Dentro hoje (19)
Cartaz do documentário que estreou ontem (18) em quatro capitais do Brasil detalha participações como Fernanda Montenegro e José Sarney. Foto: divulgação

O documentário “José Aparecido de Oliveira – O maior mineiro do mundo” será exibido nesta sexta-feira (19) às 20h no Largo da Igreja do Rosário, em Conceição do Mato Dentro. O filme dirigido e produzido por Mário Lúcio Brandão Filho e Gustavo Brandão estreou ontem (18) em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e, agora, chega ao município natal do biografado.

José Aparecido de Oliveira foi jornalista, deputado federal, secretário e ministro de Estado, governador do Distrito Federal e embaixador. No filme exibido em Conceição do Mato Dentro hoje, figuras como Fernanda Montenegro, Ziraldo e Geraldo Carneiro reconhecem sua importância na cultura e na política brasileiras.

Sua contribuição foi importante para que a cidade de Brasília fosse reconhecida com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. No trailer que divulga a produção, Maria Elisa Costa, filha do arquiteto Lúcio Costa, afirma que José Aparecido foi responsável por salvar Brasília pela estratégia que utilizou no tombamento da cidade. “Porque, se deixa na mão de um qualquer, um coronel daquele ‘metia’ a mão e cadê Brasília? O Aparecido transformou Brasília numa cidade monumental”, completa o jornalista Sebastião Nery.

Na política, foi o primeiro a ocupar o Ministério da Cultura, criado junto com Tancredo Neves. Também foi responsável pela criação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Nos diversos cargos que ocupou ao longo da vida, o documentário relata que José Aparecido foi um apoiador e difusor da cultura brasileira. “O apartamento do Zé era uma festa meio Versalhes, era uma loucura, só que mais versátil – sem querer fazer o trocadilho – porque existiam ali gregos e baianos”, conta o escritor Geraldo Carneiro.

Na função de embaixador do Brasil em Portugal, articulou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), instituição fundamental para o estreitamento das relações políticas, administrativas e culturais dos países lusófonos.

Atualmente, o filho de José Aparecido de Oliveira, José Fernando Aparecido de Oliveira (MDB), é prefeito no município de Conceição do Mato Dentro.

cassino criptomoedas