Dorival Júnior conquista sua quarta Copa do Brasil e iguala Felipão
Treinador alcança feito de conquistar o título com os quatro grandes clubes paulistas
Com o título da Copa do Brasil à frente do Corinthians, no domingo (21), Dorival Júnior se tornou o treinador mais títulos do torneio ao lado de Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Agora, ambos dividem o recorde histórico com quatro troféus.
Felipão é campeão por Criciúma (1991), Grêmio (1999) e bicampeão pelo Palmeiras (1998 e 2012). O novo título corintiano, aliás, deixa os rivais empatados em taças da Copa do Brasil, já que essa foi a quarta dos alvinegros, campeões também em 1995, 2002 e 2009.
Antes de erguer a taça pelo time do Parque São Jorge, Dorival venceu a Copa por dois dos maiores rivais dos corintianos. Comandou o Santos de Neymar em 2010, decidindo contra o Vitória. Mais recentemente, ajudou o São Paulo a vencer o torneio pela primeira vez, em 2023, ao bater o Flamengo na final.
Do título com o Flamengo à seleção brasileira
A outra conquista do treinador foi justamente com o time rubro-negro. Ele os conduziu ao título em 2022, ano em que também foi campeão da Libertadores. Mesmo com os resultados incontestáveis, não teve o contrato renovado. À época, a diretoria flamenguista preferiu contratar o português Vítor Pereira, que quis renovar com o Corinthians.
Após ser desprezado pelo Flamengo, foi para o São Paulo, e só saiu de lá com o convite para treinar a seleção brasileira. Após a demissão da CBF, no final de março, chegou Corinthians em abril em meio a uma das maiores crises institucionais já atravessadas pelo clube.
Embora muito questionado por seu trabalho no Brasileirão, o treinador ganha respaldo com o título para continuar o trabalho. O contrato vai até o final de 2026.
Ao longo da temporada, contudo, Dorival usou muitas coletivas de imprensa para reclamar da falta de reforços, até que o clube recebeu punição com transfer ban. O único reforço contratado com ele no comando da equipe, assim, foi o atacante Vitinho, anunciado poucos dias antes da punição da Fifa entrar em vigor. Antes, não houve nenhuma contratação além de Angileri, em fevereiro.