Site icon DeFato Online

Duplicação da BR-381 entre BH e Caeté deve começar ainda em 2025 segundo ministro

Trânsito intenso marca manhã pós-Natal na BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade

Trânsito complicado em Ravena, distrito de Sabará, no sentido BH - Foto: Reprodução/WhastApp

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse em entrevista à Itatiaia que a duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Caeté, deve começar ainda no primeiro semestre deste ano. O trecho ficará sob responsabilidade do Departamento nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Nesta quinta-feira (6), o trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares foi entregue oficialmente à iniciativa privada. A concessão do trecho da Região Metropolitana de BH não aconteceu porque o Governo Federal entende como complexa a operação, que envolve retirada de famílias que moram próximas.

“Tiramos esse trecho da concessão porque a iniciativa privada não tem facilidade de realizar uma obra que precisa remover família. Quem tem mais familiaridade com isso é o Estado, que tem assistência social, tem mais acesso ao poder judiciário, ao Ministério Público Federal que também está fazendo o acompanhamento dessa questão”, informou o ministro Renan Filho.

O valor a ser investido pela União no trecho entre BH e Caeté é de aproximadamente R$ 1,3 bilhão. Desse valor, cerca de R$ 300 milhões serão investidos pelo governo federal na desapropriação e realocação de famílias nos trechos da BR-381.

Exit mobile version