Durval Ângelo, presidente do TCE-MG, recebe a Comenda Personalidade de Ferro de Itabira

“Como minha família é daqui, essa comenda é ancestral, a mais bonita que já recebi”, destacou o conselheiro

Durval Ângelo, presidente do TCE-MG, recebe a Comenda Personalidade de Ferro de Itabira
Foto: Divulgação/PMI
O conteúdo continua após o anúncio


O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, recebeu nesta terça-feira (16), a primeira edição da Comenda Personalidade de Ferro de Itabira. 

Filho de pais itabiranos, Durval Ângelo foi reconhecido por sua “trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos, pelo compromisso com a justiça social e pela atuação ética na vida pública”.

“Receber a primeira Comenda Personalidade de Ferro de Itabira é uma honra que carrego com profundo respeito pela história desta cidade e pelo legado de Drummond. O ferro aqui simboliza gente, memória e compromisso com o bem comum. Como minha família é daqui, essa comenda é ancestral, a mais bonita que já recebi”, destacou o conselheiro.

Na oportunidade, Durval Ângelo ministrou palestra sobre a Reforma Tributária e seus impactos diretos nos municípios, destacando os desafios e as oportunidades para o fortalecimento das políticas públicas locais.

Em tempo

Instituída por decreto, a Comenda Personalidade de Ferro de Itabira foi criada para “reconhecer e eternizar trajetórias que moldam não apenas a cidade, mas que extrapolam seus limites, alcançando a região, o estado e o país, assim como o ferro moldou sua paisagem, sua economia e sua história”, afirma a gestão municipal. 

Inspirada na obra e no pensamento de Carlos Drummond de Andrade, a honraria ressignifica o ferro  – elemento profundamente ligado à história de Itabira — como metáfora da força humana, da resistência, da sensibilidade e da responsabilidade pública. 

A Comenda Personalidade de Ferro poderá ser concedida a pessoas e instituições que tenham contribuído, de maneira excepcional, para o prestígio das ciências, das letras ou das artes no município; a servidores públicos que se destacaram por mais de 25 anos de dedicação; a brasileiros que tenham promovido o desenvolvimento social, econômico, industrial ou cultural de Itabira; a instituições civis e militares com reconhecida relevância pública; e a todos aqueles que tenham prestado serviços de notória magnitude ao município.

Para o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), a criação da honraria representa um marco simbólico para o município.

“Itabira tem no ferro a sua origem, mas é nas pessoas que está a sua verdadeira riqueza. Esta comenda nasce para reconhecer trajetórias que ultrapassam fronteiras e ajudam a construir uma cidade mais justa, humana e comprometida com o futuro”, afirmou.

 

Galeria de Fotos