É hoje: Campeonato Mineiro 2022 começa nesta terça-feira

A disputa pela taça começa com jogo às 21h de hoje

É hoje: Campeonato Mineiro 2022 começa nesta terça-feira
(Foto: Divulgação/FMF)

A 108ª edição do Campeonato Mineiro tem início nesta terça-feira (25), com Caldense e América iniciando os trabalhos às 21h. No Mineiro 2022, serão 12 clubes em busca da taça: Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro, Tombense, Patrocinense, Uberlândia, URT, Athletic Club, Caldense e Pouso Alegre, além de Villa Nova-MG e Democrata GV, que vieram do Módulo II.

As duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro 2022 terão capacidade do público limitada a 20 mil pessoas, por partida, conforme o que foi acertado entre a FMF e a Secretaria Estadual de Saúde.

Confira os jogos da 1ª rodada:

  • 25/1 – Caldense x América-MG – 21h, no Ronaldão, em Poços de Caldas
  • 26/1 – Cruzeiro x URT – 17h, no Independência
  • 26/1 – Villa Nova-MG x Atlético-MG – 19h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima
  • 26/1 – Tombense x Pouso Alegre – 19h, no Almeidão, em Tombos
  • 26/1 – Democrata GV x Patrocinense – 20h, no Mammoud Abbas, em Valadares
  • 26/1 – Uberlândia x Athletic Club – 20h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia

Sobre a disputa

Os 12 times participantes se enfrentarão em turno único, e os dois últimos colocados da fase classificatória serão rebaixados ao Módulo II. Os quatro melhores colocados na tabela avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta.

A decisão será disputada em partida única, com mando de campo da Federação Mineira de Futebol (FMF), e tem data prevista para o dia 2 ou 3 de abril, conforme o regulamento. Não haverá limite mínimo de capacidade dos estádios para a disputa das fases finais. Porém, o estádio precisa ser autenticado para o uso do VAR (árbitro de vídeo), que será adotado a partir das semifinais.

Duas competições paralelas no campeonato, que foram criadas em 2020, estão mantidas para esta temporada: o Troféu Inconfidência, disputa que reúne do quinto ao oitavo colocado da primeira fase; e a Recopa Mineira, que conta com o campeão do interior – melhor classificado entre aqueles fora de Belo Horizonte – contra o vencedor do Troféu Inconfidência).

MAIS NOTÍCIAS