Eleições da OAB-MG: advogados vão às urnas para eleger nova diretoria

Votação acontece nesse sábado (27). Representantes itabiranos da categoria integram algumas das chapas concorrentes e se destacam no processo eleitoral

Eleições da OAB-MG: advogados vão às urnas para eleger nova diretoria
Foto: Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Nesse sábado (27), os mais de 200 mil advogados que atuam em Minas Gerais vão às urnas para eleger a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais (OAB-MG). Ao escolher uma chapa, os eleitores também escolhem as pessoas que vão integrar o Conselho Seccional, a Diretoria da Caixa de Assistência, os Conselheiros Federais e seus suplentes.

Ao todo, a advocacia estadual conta com 247 Subseções do Estado de Minas Gerais que também elegerão seus representantes em cada um dos municípios em que atuam. Em Itabira, os advogados da OAB, em consenso, optaram por ter uma chapa única participando dessa eleição.

Eleições estaduais

Para disputar a liderança da OAB-MG foram inscritas quatro chapas: Nossa OAB, encabeçada por Carla Silene; Cara Nova, liderada por Lucas Bessoni Coutinho; Ordem com você, que tem Luís Cláudio Chaves à frente; e Renova OAB, presidida por Sérgio Leonardo.

Durante o processo eleitoral, dois itabiranos se destacaram por sua representatividade junto à categoria. Um deles é a advogada Carla Silene, candidata à presidência da OAB-MG pela primeira vez. Nascida e criada no bairro Amazonas, ela atua como advogada há 22 anos, na área criminal. Carla explica que, pela primeira vez em mais de 90 anos, uma mulher se candidata ao cargo.

“Nunca tivemos sequer uma mulher candidata, apesar de sermos 50% das inscritas e as salas de aula, desde a virada do século, terem maioria de mulheres. Temos uma instituição que é gerida, há mais de 30 anos pelas mesmas pessoas e seus familiares. Como mulher, sendo capaz de ter um olhar múltiplo para várias coisas ao mesmo tempo, acredito que a instituição possa sair da inércia e ter, de fato, protagonismo”, conta.

Carla detalha que sua chapa se apoia em alguns pilares como, inclusão; valorização do advogado; transparência e efetividade na gestão; inovação e tecnologia; e união da advocacia. Sobre esse último pilar, a advogada ressalta que “o fato da OAB ter fica na mão de alguns grupos, distanciou os demais advogados por não verem a instituição como um lugar a que eles pertencem”.

A advogada criminalista também acredita que, atualmente, a entidade tem sido omissa em muitas circunstâncias. “Em especial na pandemia, o que dificultou muito o trabalho dos advogados. É uma instituição que deixou de ser voz em importantes questões referentes ao papel social que ela tem. Por isso, peço aos colegas, considerando que a votação parte do processo democrático, que eles compareçam para votar nesse sábado”, finaliza.

Outro importante ator desse processo é o também itabirano Edvar Jorge de Oliveira. Advogado nas áreas cível e trabalhista ele já foi presidente da OAB de Itabira e, atualmente, é um dos conselheiros estaduais de Minas Gerais. Ele destaca que “a OAB, como entidade de classe, é umas instituição mais acreditadas e sérias desse país, que existe para defesa da democracia e do cidadão, indispensável para a aplicação da justiça”.

Edvar Oliveira integra a chapa capitaneada por Luiz Cláudio Chaves, atual presidente da Caixa de Assistência. O itabirano pleiteia manter a cadeira que ocupa no Conselho Estadual.

“Eu entendo que Itabira não é independente e precisa do apoio da seccional. Nossa chapa tem experiência e reúne muitos advogados de Itabira, João Monlevade e do interior mineiro inteiro. Buscamos oferecer representatividade aos advogados”, especifica.

O ex-presidente da OAB de Itabira finaliza convocando os colegas de classe a comparecerem nas eleições desse sábado. “A OAB é de suma importância para esse país, pois é defensora do estado democrático de direito, seguindo o que está na lei. Por isso, é tão importante que os colegas de Itabira compareçam à sede da OAB para exercer seu direito ao voto”.

Como funciona a eleição

A eleição para a direção da OAB-MG acontece no sábado (27), das 8h às 17h. Ao contrário das demais votações, pela primeira vez, ela contará com o voto eletrônico, por meio de urnas cedidas pelo TRE-MG. Em Itabira, basta comparecer à sede da OAB, na Rua Duque de Caxias, ao lado da Aposvale.

No ato da eleição, os advogados aptos a votar, escolherão a chapa de sua preferência para a OAB estadual e, na sequência, votarão na eleição de subseção municipal. Ao final do turno de votação, a contagem é feita imediatamente. A previsão é que, até as 18h, já se saiba o nome do ganhador.

Mais informações sobre o pleito estão disponíveis no portal da Ordem, pelo link eleicao.oabmg.org.br.

MAIS NOTÍCIAS