Em noite de comemoração, Una mostra como será nova sede no Centro de Itabira

Prédio conhecido popularmente como “elefante branco” estava fechado há mais de 20 anos, quando a construtora responsável decretou falência e abandonou a obra

Em noite de comemoração, Una mostra como será nova sede no Centro de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


Há mais de 20 anos fechado, o prédio popularmente chamado de “Elefante Branco”, em Itabira, projetado para ser um shopping no Centro da cidade, passará por reformas e dentro de um ano sediará o novo campus do Centro Universitário Una.

O anúncio oficial foi feito na noite dessa quarta-feira, 22 de agosto, pelo vice-presidente de Expansão do Grupo Ânima, Átila Simões da Cunha; pela vice-reitora do Una, Débora Guerra (que é itabirana); e pelo diretor do campus de Itabira, Cleiton Miranda, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade (FCCDA).

O diretor da Una Itabira, Cleiton Miranda; a vice-reitora da Una, Débora Guerra e o vice-presidente de expansão do grupo Ânima, Átila Simões

Com a presença de diversas autoridades, a cerimônia teve sua abertura com a fala do vice-presidente de Expansão, destacando a importância do lema “Transformar o país pela educação”, usado pela faculdade. “A gente transforma pessoas na sala de aula, abrindo os seus horizontes, repassando valores e conhecimento. Mas, nós transformamos também por exemplo empresarial que damos quando nós colocamos uma meta e entregamos uma meta, quando nós assumimos um compromisso com a cidade e honramos esse compromisso”, disse.

Átila também falou sobre o processo de registro do prédio, que já está em andamento desde a semana passada. “Na última sexta-feira nós demos entrada em toda a documentação no Cartório de Registro de Imóveis. Então, é questão de dias para que a gente possa aperfeiçoar essa implantação”, confirmou.

O prefeito Ronaldo Magalhães esteve presente no evento e mostrou-se satisfeito com a novidade

A vice-reitora do Una, Débora Guerra, comentou sobre a importância do dia para sua cidade natal. “É um dia histórico para Itabira, para o Una e para mim, como educadora, como empreendedora. Quando a gente pensa em tudo isso, a gente pensa em como não desistir, mesmo que seja tão árduo o caminho”, ressaltou.

Débora emocionou-se ao relembrar a trajetória do seu pai, Antônio Lisboa Guerra Neto, “Toniquinho”, da Guerra Lage, que era investidor e gestor da Educação na região. “Quando meu pai decidiu entrar para a Educação, eu e minha mãe questionamos se ele estava certo disso e ele disse: ‘entrar para a educação é deixar um legado’”.

Coube à itabirana exibir o vídeo que mostra como ficará o prédio no Centro de Itabira. Completamente remodelado, o edifício alocará novos cursos da instituição, com maios abrangência aos cursos presenciais.

Apresentação ao público

Após o comunicado oficial, a comitiva do Centro Universitário Una seguiu para a avenida Daniel Jardim Grisolia, onde estava localizado o trio elétrico para o show do bloco “Então, Brilha”. Débora Guerra anunciou ao público a nova instalação da faculdade e em seguida um show pirotécnico iluminou o prédio que abrigará a Una.

O bloco carnavalesco subiu ao palco e encerrou com muita animação a noite de novidades.

O “elefante”

O Center Shopping começou a ser construído em 1991, pela construtora Itacon Engenharia Ltda. Rapidamente, o edifício que abrigaria um conjunto de lojas ganhou corpo, teve várias áreas comercializadas e chamou atenção pela imponência da estrutura. Seis anos mais tarde, no entanto, a empresa responsável pelos trabalhos apresentou problemas e tudo emperrou.

O edifício tem 8 mil m² de área construída em seis pavimentos, com 76 unidades autônomas entre salas e lojas. A estrutura conta com uma cascata e um terraço com vista panorâmica para grande parte da cidade. A ideia inicial era fazer um cinema no último andar, com praça de alimentação. O prédio conta, inclusive, com estacionamento subterrâneo.

Confira fotos do Coquetel de lançamento do projeto das novas instalações da Una:

[foogallery id=”152034″]