Em primeira votação, Câmara de Itabira aprova músicas no lugar de sirenes para evitar crises em alunos autistas

O texto do projeto estabelece que as escolas devem adotar conteúdos musicais educativos

Em primeira votação, Câmara de Itabira aprova músicas no lugar de sirenes para evitar crises em alunos autistas
Foto: : Imagem gerada por IA
O conteúdo continua após o anúncio


A Câmara Municipal de Itabira aprovou em primeira votação, na última quarta-feira (23), um projeto de lei que propõe a substituição das sirenes escolares tradicionais por músicas adequadas nos estabelecimentos de ensino da rede municipal. A proposta, de autoria do vereador Bernardo Rosa (PSB), visa garantir maior conforto e inclusão para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que frequentemente sofrem com hipersensibilidade auditiva.

Segundo o parlamentar, o objetivo é evitar que os sons abruptos das sirenes convencionais desencadeiem crises ou episódios de estresse nos alunos. O texto do projeto estabelece que as escolas devem adotar conteúdos musicais educativos, instrumentais ou com mensagens positivas, respeitando a faixa etária dos estudantes.

A escolha das novas sinalizações sonoras deverá contar com a participação das equipes pedagógicas e, preferencialmente, das famílias dos alunos com TEA