Em um ano, posto avançado do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo realizou mais de 2.400 atendimentos

A unidade começou a operar em 28 de junho e conta com 18 profissionais, tendo como comandante o subtenente Anderson Santos

Em um ano, posto avançado do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo realizou mais de 2.400 atendimentos
Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Rio Abaixo – Foto: Arquivo/Acom/PSGRA

O posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CMMG), em São Gonçalo do Rio Abaixo, realizou 2.471 atendimentos em seu primeiro ano de funcionamento. A unidade começou a operar em 28 de junho e conta com 18 profissionais, tendo como comandante o subtenente Anderson Santos — e para celebrar um ano realizaram diversas ações no município.

As ocorrências atendidas pelos bombeiros estão relacionadas a ações de Defesa Civil, palestras de prevenção a incêndios e primeiros socorros em empresas e escolas, busca e salvamento de pessoas e animais perdidos ou em local de risco, desencarceramento de vítimas presas às ferragens em acidentes automobilístico ou com membros presos em maquinários, atendimento pré-hospitalar de resgate, empenho do helicóptero Arcanjo para transporte de feridos até Belo Horizonte e combate a incêndios em residências, veículos e incêndios florestais.

Em um ano, posto avançado do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo realizou mais de 2.400 atendimentos
Foto: Arquivo/Acom/PSGRA

Nesse primeiro ano de operação também foram treinados 527 servidores da rede municipal de Educação como brigadistas. Eles receberam treinamento teórico e prático em noções de primeiros socorros e combate a princípio de incêndio. Os servidores, em sua maioria professores de crianças e adolescentes, aprenderam a técnica para desengasgar adultos, crianças e bebês, aprenderam a identificar uma parada cardíaca e executar as manobras de reanimação. Utilizaram extintores de incêndio e hidrantes para aprenderem a dar a primeira resposta em uma eventual situação de emergência.

Funcionários de empresas públicas e privadas da região também foram treinados como brigadistas e aprenderam a dar a melhor resposta até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Capacitação de motoristas

Motoristas do transporte escolar do município foram capacitados no curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros pelos bombeiros militares. Enquanto as turmas do 7º e 9º anos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) passaram por treinamento e conversa com um militar do Corpo de Bombeiros sobre segurança, além de aprender dicas de primeiros socorros e uso correto do extintor de incêndio.

* Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.