Encontro Cultural de Milho Verde volta a ser realizado presencialmente

Edições de 2020 e 2021 ocorreram de maneira virtual, por conta da pandemia

Encontro Cultural de Milho Verde volta a ser realizado presencialmente
Foto: Divulgação

O Encontro Cultural de Milho Verde está de volta! A 22ª edição do Encontro Cultural (Natura Musical) ocorrerá entre os dias 16 e 24 de julho de 2022, na comunidade de Milho Verde – Serro/MG, localizada entre as montanhas da Serra do Espinhaço, na bela região do Alto Jequitinhonha. A última edição presencial do evento foi feita em 2019, enquanto as de 2020 e 2021 ocorreram virtualmente.

Para celebrar as paisagens sonoras do Cerrado, a programação abraça apresentações musicais, oficinas, exposições, rodas de conversa, mostra de cinema, produção de filmes com temática musical sobre os saberes tradicionais da região, feira comunitária e diversas outras manifestações artístico-culturais. As atividades presenciais serão promovidas nos espaços de convivência da comEnunidade e serão voltadas para moradores, turistas e visitantes.

Para compor toda a programação, as propostas artístico-culturais foram recebidas via edital de inscrição, na semana do dia 3 ao dia 16 de junho, por meio de formulário digital divulgado na página oficial do Instituto Milho Verde e do Encontro Cultural, assim como a programação completa, que será divulgada no dia 13 de Julho. 

O 22º Encontro Cultural de Milho Verde foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado de Luiza Brina, Pássaro Vivo, Aocoral, Mostra Negras Autoras e Casa Poça. No estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 140 projetos de música até 2020, como Bemti, Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí. 

O Encontro também é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Empresa tem como alguns de seus valores a cultura e a sustentabilidade.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e à educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. 

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e de projetos que fomentam cenas de impacto social positivo.

Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências.

Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

A realização do evento é do Instituto Milho Verde, com o Apoio da Associação Cultural e Comunitária de Milho Verde, Prefeitura Municipal de Serro e do SICOOB CREDICENM. 

O Encontro Cultural convida e aproxima a comunidade, os artistas e o público para potentes trocas de experiências, prezando pela democratização de acesso ao contexto artístico-cultural, além de valorizar e proteger os patrimônios culturais e as belezas naturais da região. 

cassino criptomoedas