Encontro online marca a abertura dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher

O evento é uma mobilização de educação e prevenção, que luta pela erradicação desse tipo de violência

Encontro online marca a abertura dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher
Foto: Print/Evento
O conteúdo continua após o anúncio


Começou nessa quarta-feira (25), a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Realizado pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual de Itabira, o evento faz parte de uma ação criada em 1991, por feministas de diferentes países. E que atualmente, acontece em 159 países.

Buscando atingir a todos os públicos, desde o infantil, com pedagogia específica ensinando a não-violência, até o adulto, o evento é uma mobilização de educação e prevenção, que luta pela erradicação desse tipo de violência. Além disso, também atua pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

O Encontro

Dentre os assuntos abordados no evento, esteve em pauta o vínculo que vem sendo reforçado com a ONU Mulheres. A juíza da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, uma das convidadas, falou sobre o curso “Valente não é violento”, em que professores estão sendo capacitados para o enfrentamento à violência de gêneros nas escolas.

A psicóloga e presidente da Comissão, Janaína Aparecida de Ávila Couto Lage, quem também foi mediadora do evento, reforçou a fala da juíza.

“Nós temos, também, debatido uma série de propostas que visam melhorar, ainda mais, o fluxo da cidade no combate a violência. A nossa comissão, no bom sentido, é insistente na hora de pensar em iniciativas que reforcem o nosso trabalho. Buscando ser, cada vez mais, um ponto de apoio às mulheres”, ressaltou Janaína Ávila.

 

Outro ponto importante abordado, foram as alternativas de apoio e de combate á violência contra a mulher. Entre as opções apresentadas, estão a Delegacia Virtual, site para registrar ocorrências e o aplicativo MG Mulher, conforme ponderou a delegada da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Tauany Abou Rejaili.

“O aplicativo é uma plataforma tecnológica voltada à divulgação de conteúdos de orientação e informações relativas à temática da violência contra a mulher. Ele também pode ser utilizado como suporte às vítimas por meio da operacionalização de uma rede de apoio, serviços e rápido contato em caso de violação de direitos”, ponderou.

Os 16 dias

Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres teve inicio nesta quarta (25), por ser o Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres. E termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Diretos Humanos. “Vale lembrar que dentro dos 16 dias, temos o dia 6 de dezembro, da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Por isso, sempre incluímos a Campanha do Laço Branco em nossa programação”, explica Janaína Ávila.