A técnica de enfermagem, Maria Aparecida, de 59 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Itabira. Atuando na linha de frente do combate ao coronavírus, a imunização chegou para ela como alívio e motivo de gratidão: “Eu só tenho que agradecer a Deus”, disse.
Desde que, unanimemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac, os brasileiros têm tido muitos motivos para comemorar. Começando por Mônica Calazans, a primeira a receber a imunização no Brasil, e passando pelos cinco primeiros vacinados em Minas Gerais, agora chegou a vez dos itabiranos comemorarem.
Atuando há 27 anos no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), a técnica de enfermagem comenta com alegria a oportunidade. Com fé, conta o quanto pediu para que as vacinas chegassem.
“Eu sou muito grata porque, apesar de, felizmente, podermos trabalhar com equipamentos adequados e de segurança, a gente vem sempre pedindo a Deus para providenciar a vacina para ficarmos mais tranquilos. E ela chegou, então Deus nos proteja”, alegrou-se Maria.
A vacinação de Maria Aparecida ocorreu nesta terça-feira (19), em um evento realizado no HMCC. A responsável pela aplicação da dose, Valéria Barcelos, técnica de enfermagem do Programa Saúde da Família do bairro Amazonas, fala da honra em contribuir com este momento.
“É um momento histórico e poder fazer parte disso é algo muito significativo”, disse Valéria.
Tomada pelo sentimento de gratidão, ela disse que não vê a hora de ser vacinada e que torce para que o imunizante chegue para todos o mais rápido possível: “Agora eu estou ansiosa pelo meu momento”, relatou.
A Cerimônia
O ato marcou oficialmente o início da vacinação no município. Neste momento, a prioridade será imunizar todos os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, conforme explicou o vice-prefeito de Itabira, Marco Antônio Gomes.
“É importante lembrar que há um cronograma e as normas técnicas. Neste primeiro instante a prioridade são pessoas que atuam na linha de frente, e depois os outros profissionais da saúde”, ponderou.
O vice também destacou que existe ainda a necessidade de reforçar os cuidados com a Covid-19 independente da chegada da vacina. “Sem dúvidas temos muito o que comemorar, mas ainda são apenas mil vacinas. Então os cuidados precisam ser firmes e fortes, para que o número de casos não aumente”, informou.
O deputado estadual, Bernardo Mucida, reforçou: “Precisamos reforçar às pessoas o quanto necessitamos de paciência. A vacina surge sim como uma esperança, mas não podemos baixar a guarda. Principalmente agora que tudo está encaminhando para uma melhora”.
Além de Marco Antônio Gomes e Bernardo Mucida, estiveram presentes na cerimônia o Prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage; a secretária municipal de saúde, Eliana Horta, e o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Weverton Andrade (Vetão).
As vacinações dos demais profissionais da saúde que atuam na linha de frente acontecerá nesta terça-feira e a previsão é de que todos sejam atendidos.