Engajamento coletivo: patrocinadores do I Seminário Funcesi Azul fortalecem compromisso com acolhimento e inclusão; confira

O Seminário reuniu figuras importantes para compartilhar conhecimento e construir de uma sociedade acolhedora

Engajamento coletivo: patrocinadores do I Seminário Funcesi Azul fortalecem compromisso com acolhimento e inclusão; confira
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (3), o auditório do Centro Universitário Funcesi foi palco de um evento que marcou a história da conscientização e acolhimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Itabira: o I Seminário Funcesi Azul. Produzido por instituições de grande representatividade na cidade, incluindo a própria Funcesi, o Instituto Social Actus, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel), a Associação de Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), a Prefeitura e a Câmara Municipal, o seminário contou ainda com o apoio especial de diversos patrocinadores que representaram o poder privado e o engajamento com a causa.

Sindicato Metabase

Entre os parceiros desta jornada pela informação, empatia e inclusão, está o Sindicato Metabase, representado por seu presidente André Viana. Ele destacou que o sindicato tem como missão o respeito à saúde mental e à inclusão de todas as pessoas. “É super importante que estejamos juntos em causas como esta, que promovem conhecimento e viabilizam soluções para que todos possam ser respeitados, compreendidos e incluídos. Essa é a nossa missão e dela não abrimos mão”, afirmou.

Laboratório Duarte

O Laboratório Duarte, por meio da sócia-proprietária Aulísia Duarte, salientou a importância das palestras, que contribuíram para a construção de um espaço de transformação pessoal e social. “Saio daqui transformada, com um olhar mais empático e amoroso. A sociedade precisa conhecer esse movimento, e o Laboratório Duarte tem orgulho de fazer parte dessa transformação”, declarou.

HNSD

A rede de apoio ao TEA se fortalece na saúde hospitalar. Representando o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Ana Paula Duarte explicou como o hospital se conecta com a causa. “Trabalhamos respeitando as individualidades dos pacientes, garantindo um atendimento que prioriza o bem-estar e o conforto, especialmente no caso de pessoas com autismo, que muitas vezes necessitam de um cuidado específico e ágil”, pontuou.

Clínica Integrar

A Clínica Integrar, representada pela fonoaudióloga Thaís Martins, marcou presença no seminário, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento infantil e a inclusão. “É um prazer fazermos parte desse evento. Estamos sempre em busca de conhecimento e essa é uma oportunidade única de disseminar informação, traçar novas estratégias e ampliar a rede de apoio às pessoas com autismo. Estamos contribuindo com nossa experiência e aprendendo com outros profissionais”, destacou.

Sicoob Credivale

O olhar para a comunidade guiou o apoio do Sicoob Credivale ao seminário. “A cooperativa existe para transformar a vida das pessoas onde está inserida. Apoiamos essa iniciativa porque acreditamos que ampliar o debate sobre políticas públicas e inclusão é fundamental”, afirmou Natal Luiz, diretor da instituição. Ao seu lado, o também diretor Walisson Gontijo acrescentou: “Acolhimento. Essa é a palavra. E a iniciativa privada, através do cooperativismo, através da Sicoob Credivale, está buscando isso.”

Clínica Crescer

Referência em atendimento multidisciplinar em Itabira, a Clínica Crescer também esteve entre os apoiadores do evento. Para Renata Fraga, sócia-proprietária, a participação no seminário é motivo de grande alegria. “Nossa clínica é acolhedora, com uma metodologia baseada no aconchego do lar, pronta para receber as crianças e adultos autistas. Hoje, conseguimos oferecer em Itabira um atendimento completo e qualificado a pessoas com TEA, algo que antes era difícil de encontrar na região”, contou