English Flow promove ação pioneira de cultura e ensino de inglês em Conceição do Mato Dentro

A instituição organizou o primeiro English Flow Recital, que foi uma ação para simpatizantes da língua inglesa

English Flow promove ação pioneira de cultura e ensino de inglês em Conceição do Mato Dentro
Foto: Marcela Dutra

A escola de idiomas English Flow realizou uma ação inovadora e pioneira para o desenvolvimento da cultura e educação em língua inglesa, na cidade de Conceição do Mato Dentro. Neste domingo (17), aconteceu o English Flow Recital, que trouxe alunos de diversas idades cantando músicas da cultura inglesa. Com diversos gêneros musicais e graus de dificuldade, os alunos surpreenderam pelo desempenho e emocionaram os pais e moradores da região com a apresentação. 

A English Flow é uma escola de idiomas que empreende há mais de nove anos em Conceição do Mato Dentro, atuando com crianças (a partir de quatro anos), adolescentes e adultos. A instituição trabalha com quatro habilidades do ensino da língua inglesa: listening (audição), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (fala).

A proprietária da escola, Daniela Pasko, com sua família I Foto: arquivo pessoal

Em busca de desenvolver a perspectiva de fala, a proprietária da escola, Daniela Pasko, decidiu criar o English Flow Recital. A ação busca incentivar a prática da fala, apresentar o desempenho dos alunos aos pais, promover disseminação da cultura inglesa e retomar o contato e interação entre os alunos após o período de pandemia. As apresentações foram realizadas por alunos de cinco a 17 anos. Daniela declara: 

“Foi proposto que fosse opcional a participação, mas nós fomos presenteados com a grande maioria dos alunos participando e engajando nesse processo, se preparando para o recital. Todo um trabalho de esforço conjunto permitiu o sucesso da apresentação musical.” 

O recital foi uma grande festa, tanto para os alunos, que voltaram a interagir presencialmente apenas neste ano de 2022, quanto para os pais e interessados, o público total foi de 220 pessoas e 62 alunos participaram. O evento contou com as apresentações dos estudantes da escola, bar com Chopp Artesanal da cervejaria Jahlapa, comidas e também música ao vivo. 

A proposta visou promover um grande evento, para que os familiares dos alunos tivessem a possibilidade de interagirem entre si e assistirem o desenvolvimento e aprendizado de seus filhos. Os alunos se emocionaram, participando e cantando músicas de grandes artistas — como Taylor Swift, Imagine Dragons, Bruno Mars e clássicos do rock. 

Foto: Marcela Dutra

Daniela fala sobre a importância de estabelecer uma parceria com os pais dos alunos, que acompanharam seus filhos na data: 

Foto: Marcela Dutra

“É um grande prazer ter essa parceria com os pais, que estão participando ativamente e fazem parte da família English Flow. Quando os filhos têm a oportunidade de cantar ou traduzir uma letra dos anos 70, 80, 90 para os pais, é muito prazeroso para eles verem nos filhos essa facilidade em lidar com o inglês… tão sonhado, às vezes, para os pais.” 

As turmas cantaram músicas de acordo com seu nível de aprendizado, os próprios estudantes trouxeram suas sugestões, de acordo com seu interesse. Daniela destaca: 

“A escola encontrou, ali, uma oportunidade de aperfeiçoar seu método de ensino, desenvolvido de modo personalizado pela própria equipe pedagógica.”

Foto: Marcela Dutra

Assim, com inovação, diversão e incentivo à cultura, a English Flow saiu na frente ao promover um evento de grande porte para estimular o aprendizado dos alunos e estabelecer conexão entre a instituição, os estudantes e seus pais. A diretora pontua: 

“A gente procura sempre trazer a perspectiva de que inglês não é apenas gramática e vocabulário, ele é muito mais. O inglês é trazer a cultura, seja britânica ou americana, para o coração e o dia a dia dos meninos. Por isso a gente vê esse evento como uma ação cultural, então isso é muito importante. Trazendo para os alunos essa perspectiva do inglês como uma cultura, com toda a sua complexidade e suas características.”

Foto: Marcela Dutra

A diretora também destacou a relevância dessa ação para restabelecer as relações entre os alunos, de modo a incentivar o desenvolvimento de habilidades que vão ajudá-los em sua vida futura: 

Foto: Marcela Dutra

“Com esse período da pandemia, nós interrompemos esse tipo de trabalho. Então, realmente, o recital marcou esse retorno às atividades presenciais e interativas. Os alunos tiveram a qualidade de suas relações comprometida, por isso a English Flow buscou trazer a convivência entre os alunos, o falar em público, a expressão corporal e vocal, a interação com os colegas… os meninos estavam há dois anos em casa, então nós promovemos esse evento para retomar essas relações que envolvem o desenvolvimento de uma criança e vão além da sala de aula.” 

Daniela também destaca a relevância do aprendizado da língua inglesa: 

“O inglês é um caminhar, não tem um ponto de chegada. A fluência é a comunicação, ela se dá na necessidade de comunicação. Quando você menos espera se vê comunicando, é para isso que o inglês serve… ele é uma ferramenta de expressão, de abertura de mundo.” 

A ação foi um sucesso entre os estudantes, despertando interesse em empresas e nas organizações culturais do município para desenvolver novos eventos do tipo na cidade. A responsável pelo instituto fala sobre: 

“A primeira apresentação da English Flow foi um marco e já está surtindo resultados porque as pessoas estão perguntando, ansiosas, quando serão as próximas edições. Isso está gerando uma vontade de mantermos essas aulas de inglês com musicalização, inclusive abrir para novos alunos e estabelecer possíveis convênios com a Prefeitura ou empresas interessadas, para que outros estudantes possam ter acesso a esse programa de inglês com música.

Foto: Marcela Dutra

“Nós estaremos preparados para oferecer essas atividades com atrações culturais, porque Conceição tem essa carência de eventos culturais. Então a English Flow descobriu, com esse primeiro evento, que as pessoas querem mais e estamos traçando planos para as próximas edições, além de desenvolver esse coral da English Flow para se apresentar em outros eventos da cidade.” 

Confira o feedback de um dos alunos da escola:

 

 

O evento contou com a colaboração dos seguintes órgãos:

 

English Flow
Endereço: rua Dr. Crispiniano Brandão, 176, Conceição do Mato Dentro
Telefone:(31) 99679-5332
Redes sociais:  Instagram

MAIS NOTÍCIAS