Após passar pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Flávio Pena Medeiros deixa em definitivo o governo Marco Antônio Lage (PSB). As secretarias de Fazenda e a chefia de Gabinete também tiveram mudanças. A nova rodada das “dança das cadeiras” havia sido antecipada pelo portal DeFato na última sexta-feira (4) e confirmada na edição desta segunda-feira (7) do Diário Oficial Eletrônico do Município.
A principal mudança no primeiro escalão da Prefeitura de Itabira acontece na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), com a saída de Flávio Pena da administração municipal. Além da titularidade dessa pasta, Pena também foi consultor da Itaurb e secretário interino de Desenvolvimento Econômico durante a gestão Marco Lage.
Flávio Pena é irmão de Bráulio Pena Medeiros, um dos sócios da Ultra Engenharia e Construções, que acumula ao menos 11 contratos com a Prefeitura de Itabira — que, juntos, superam a casa dos R$ 30 milhões.
Outras mudanças
Para organizar a equipe de secretários municipais após a saída de Flávio Pena, Marco Antônio Lage também promoveu outras alterações em seu primeiro escalão. Paulo Alexandre da Silva deixa a Secretaria Municipal de Fazenda para assumir interinamente a Seplag — cargo que exercerá cumulativamente à função de diretor-presidente do Instituto de Previdência de Itabira (ItabiraPrev).
Hugo Henrique Gomes é o escolhido para comandar a Secretaria de Fazenda. Com isso, ele deixa o cargo de chefe de Gabinete de Marco Antônio Lage. Antes de integrar a equipe do Executivo municipal, Hugo foi procurador jurídico da Câmara de Vereadores, entre 2021 e 2022, período em que o atual líder de governo Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) respondia pela presidência da Casa.
Por fim, Natália Lacerda Faria é a nova chefe interina de Gabinete. Função que exercerá cumulativamente com o trabalho de secretária de Esporte, Lazer e Juventude.
Sem resposta
Ainda na sexta-feira, o portal DeFato tentou confirmar as novas mudanças no secretariado municipal com a equipe de comunicação da Prefeitura de Itabira, mas não obteve nenhum retorno.
Apesar dessas alterações já terem sido publicadas no Diário Oficial do Município, ainda não há um comunicado oficial do governo Marco Antônio Lage sobre as alterações.