Equipe da TV Cultura faz visita técnica em busca de novas parcerias
Equipe da TV Cultura buscou informações em emissoras de Belo Horizonte
Funcionários da TV Cultura de Itabira que permanecem na emissora pós mudança de governo estiveram nesta quarta-feira, 23 de janeiro, em Belo Horizonte, para visita técnica nas sedes da Rede Super ( emissora pertencente a Igreja Batista da Lagoinha) , nas instalações da Rede Minas de TV e na Serra do Curral, onde estão instalados os transmissores de vários canais de rádio e TV – inclusive o da Rede Globo de TV, onde também foram recebidos.
O objetivo das visitas foi, além de buscar mais conhecimentos técnicos para o processo de digitalização que a emissora irá realizar, traçar diretrizes que possibilitem o treinamento de novos funcionários que virão compor os quadros da emissora, garantindo parcerias para essas qualificações.
Na Rede Minas, a equipe foi recebida pelo diretor técnico Luiz Meirelles, profissional que compõe os quadros da empresa há mais de 20 anos. Dentre outros assuntos, Luiz Meirelles traçou um quadro situacional nas chamadas “épocas de crise” na emissora, quando vivenciaram momentos mais ou menos parecidos com os que a TV Cultura de Itabira apresenta hoje.
Nomeada para a direção da TV Cultura de Itabira pelo prefeito Damon de Sena, a servidora de carreira da Prefeitura, Amélia Figueiredo, avaliou o encontro como positivo e animador. “Voltamos destas visitas mais dispostos a trabalhar para que a TV Cultura de Itabira retome suas atividades o mais rápido possível. Certificamo-nos de que a máxima “na crise é que se cria” é assertiva e, que, aplicando persistência, boa vontade e profissionalismo, seremos capazes de reverter situações que momentaneamente nos são adversas”, disse.
Quando da mudança de governo, a TV Cultura de Itabira ficou com seu quadro organizacional completamente devassado, com apenas 04 funcionários para funcionamento, sendo necessário um mínimo de 28 pessoas para que os serviços apresentem resultados satisfatórios.
Além dos muitos desafios que a TV Cultura de Itabira tem que enfrentar para a volta de sua grade normal de programação, o Ministério das Comunicações, através da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fixou um prazo para que todas as emissoras do país estejam transmitindo em alta definição ( digital), o que implica, no caso da emissora local, em altos investimentos, tanto em termos tecnológicos como de infraestrutura.
Para o técnico em telecomunicações da TV Cultura de Itabira, Reginaldo Santos, “esse processo exige um acompanhamento rigoroso para que nossa emissora se enquadre de forma correta ao processo”. “E nessas visitas realizadas nesta quarta-feira, obtivemos o aval dessas outras emissoras para auxilio e suporte na implantação”, completa.
O Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Marconi Drummond, é um dos grandes incentivadores da equipe para a busca destas parcerias.