Está aberto o período de inscrição do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), que tem como objetivo formalizar a inscrição e encaminhamento para matrícula dos alunos às vagas do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional para o ano de 2023, na rede pública de ensino de Minas Gerais — tanto para escolas municipais quanto estaduais.
As inscrições no SUCEM devem ser feitas por:
- candidatos (inclusive alunos matriculados e frequentes em instituições de educação infantil, públicas ou particulares, que tenham interesse em se matricularem na rede municipal de ensino, legalmente autorizadas) que em 2023 estarão no 1° ano do ensino fundamental, com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023;
- alunos advindos de outras redes que não as estadual ou municipal de ensino de Minas Gerais;
- já matriculados em 2022 em rede pública de ensino de Minas Gerais mas que a escola atual não oferte em 2023 o nível de ensino que o aluno deverá cursar no ano subsequente;*
- já matriculados em 2022 na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais mas que não renovou sua matrícula para o ano de 2023.
Atenção: o aluno matriculado em 2022 no ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Itabira que oferte o nível de ensino que o aluno deverá cursar em 2023 terá vaga garantida, sendo desnecessária a realização de cadastro.
* O aluno matriculado no 3° Ano da Escola Municipal Américo Giannetti e Escola Municipal Água Fresca tem vaga assegurada para o 4° Ano em 2023 no Colégio Municipal Professora Didi Andrade e Escola Municipal Professora Antonina Moreira, respectivamente, não sendo considerado público-alvo de cadastro no SUCEM.
Sobre a inscrição:
- as inscrições serão realizadas, exclusivamente em ambiente digital (formulário online), pelo endereço eletrônico cadastroescolar.
educacao.mg.gov.br ; - os pais ou responsáveis, ou o aluno, sendo este maior de idade, poderão realizar a inscrição por computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet);
- aqueles que não têm acesso e/ou afinidade com aparelhos digitais e/ou internet, poderão comparecer às escolas estaduais ou municipais, no seu município, onde terão um computador disponibilizado para realização da inscrição e, se necessário, auxilio de um servidor da unidade.
Atenção: o aluno que não realizar a inscrição no prazo estabelecido, não será encaminhado para matrícula em escolas públicas, sendo necessária a inscrição para vagas remanescentes em data posterior.
Documentos necessários no ato de inscrição:
- Nome completo do aluno;
- Data de nascimento;
- Certidão Nascimento(Sexo e Naturalidade)/Casamento;
- Endereço completo, inclusive o CEP;
- Telefone de contato, fixo ou móvel e e-mail, se possuir;
- Número da Carteira de Identidade e CPF do aluno, se possuir;
- Filiação do responsável legal;
- Declaração que ateste deficiência do aluno, se for o caso;
- Rede escolar de origem, caso não seja o primeiro ingresso na escola;
- Indicação de até três escolas pretendidas, de acordo com a regional;
- Informar se há irmão na mesma escola, a fim de possibilitar o encaminhamento conforme critérios da resolução SEE N° 4.775 de 19/10/2022, republicada em 25/10/2022.
Cronograma do SUCEM:
DATA/PERÍODO |
ATIVIDADE |
09/11/2022 A 30/11/2022 |
Inscrição dos alunos no SUCEM |
12/12/2022 |
Divulgação dos resultados do encaminhamento dos alunos |
20/12/2022 a 13/01/2023 |
Confirmação das matrículas dos alunos encaminhados para Escolas Municipais |
20/12/2022 a 13/01/2023 |
Matrículas dos alunos encaminhados para Escolas Estaduais e confirmação no SIMADE pelo Gestor Escolar |
24/01/2023 a 10/02/2023 |
Inscrição e encaminhamento dos alunos às vagas remanescentes |
24/01/2023 a 14/02/2023 |
Confirmação de matrícula dos alunos às vagas remanescentes nas escolas públicas, observando prazo estabelecido na resolução SEE N° 4.775 de 19/10/2022, republicada em 25/10/2022 |