EUA enviam soldados para a fronteira com o México

Estados Unidos enviam mais 3 mil soldados para a fronteira com o México, de acordo com o Pentágono, para combater a imigração irregular

EUA enviam soldados para a fronteira com o México
Foto: Reprodução: Donald Trump/Facebook
O Pentágono está enviando cerca de 3 mil soldados da ativa para a fronteira dos EUA com o México. A medida surge num momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, busca reprimir a imigração irregular. Essa foi, aliás, uma das principais promessas de sua campanha.

O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, pediu componentes de uma equipe de combate da brigada Stryker e um suporte geral do batalhão de aviação para a missão, informou o Pentágono. As forças chegarão ao longo da fronteira de cerca de 3 mil quilômetros (2 mil milhas) nas próximas semanas.

A declaração do Departamento de Defesa não especificou o tamanho da mobilização. Contudo, autoridades estimam o número em cerca de 3 mil homens. Embora não estejam autorizadas a discutir o assunto publicamente, falaram sob condição de anonimato.

Cerca de 9,2 mil tropas dos EUA já estão na fronteira sul dos EUA. Esse número inclui, portanto, 4,2 mil mobilizadas sob ordens federais e cerca de 5 mil tropas da Guarda Nacional sob o controle de governadores.

As novas tropas irão “reforçar e expandir as atuais operações de segurança de fronteira para selar a fronteira e proteger a integridade territorial dos Estados Unidos”, disse, então, o Pentágono.

Trump está determinado a expandir o papel dos militares em seu esforço para fechar a fronteira e enviar imigrantes detidos de volta para seus países de origem.

Militares têm sido enviados para a fronteira quase continuamente desde a década de 1990. O objetivo tem sido ajudar a lidar com a imigração, tráfico de drogas e crime transnacional.

Com informações da agência Estadão Conteúdo.